Pesquisadora da Embrapa representa o Brasil em fórum internacional sobre fósforo no Marrocos

  • Home
  • Blog
  • Pesquisadora da Embrapa representa o Brasil em fórum internacional sobre fósforo no Marrocos
Pesquisadora da Embrapa representa o Brasil em fórum internacional sobre fósforo no Marrocos

Pesquisadora da Embrapa representa o Brasil em fórum internacional sobre fósforo no Marrocos

Participantes do Fórum de Stakeholders do Instituto Global do Fósforo

Objetivo do evento foi reunir um grupo selecionado de parceiros para dialogar sobre o futuro da governança do fósforo e dos sistemas alimentares sustentáveis

A pesquisadora Flávia Cristina dos Santos, da Embrapa Milho e Sorgo, participou como painelista no Fórum de Stakeholders (públicos, partes interessadas) do Instituto Global do Fósforo (The Global Phosphorus Institute – GPI), realizado no dia 31 de abril, terça-feira, no campus da Universidade Politécnica Mohammed VI (University Mohammed VI Polytechnic – UM6P), em Ben Guerir, Marrocos.

O evento ocorre paralelamente à Semana de Ciências da UM6P e marca o lançamento oficial da Direção Estratégica 2030 (SD2030) da entidade.

Liderança em agricultura tropical 

O convite oficial para a participação da pesquisadora, enviado pela diretora-executiva do GPI, Mamou Ehui, fundamenta-se na liderança global da Embrapa na agricultura tropical e no manejo eficiente da fertilidade do solo.

Para a organização do evento, a experiência brasileira é fundamental para apoiar a transformação agrícola na África, especialmente por meio do compartilhamento de lições aprendidas e inovações tecnológicas.

Experiência brasileira em painel internacional

Flávia Santos (foto ao lado) integrou um painel de discussão técnica abordando elementos centrais da experiência do Brasil na conexão entre ciência, instituições e produtores rurais. 

O debate focou em como esses modelos podem ser adaptados por meio da colaboração internacional para fortalecer o manejo de nutrientes em outras regiões, com ênfase no continente africano.

A pesquisadora, representando a Embrapa, também participou de uma sessão com outras instituições: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Food and Agriculture Organization – FAO), Plataforma Europeia para o Fósforo Sustentável (European Sustainable Phosphorus Platform – ESPP), Associação de Fertilizantes da Índia (The Fertiliser Association of India – FAI), dentre outras.

Cooperação Sul–Sul e segurança alimentar 

Além do lançamento da SD2030, o fórum deu destaque à Plataforma Africana de Fósforo para a Segurança Alimentar (APPFS). A participação da Embrapa Milho e Sorgo reforça o interesse mútuo em aprofundar o diálogo e a cooperação Sul–Sul, visando a eficiência, sustentabilidade, inovação e cooperação internacional no uso do fósforo em escala global.

O evento também buscou consolidar o papel do GPI como referência na gestão deste nutriente vital, conectando ciência, política e prática.

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo