COP 15 abre programação em Campo Grande com protagonismo de Mato Grosso do Sul

  • Home
  • Blog
  • COP 15 abre programação em Campo Grande com protagonismo de Mato Grosso do Sul
COP 15 abre programação em Campo Grande com protagonismo de Mato Grosso do Sul

COP 15 abre programação em Campo Grande com protagonismo de Mato Grosso do Sul

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e o secretário adjunto, Artur Falcette, participaram na manhã desta segunda-feira (23) da abertura da programação da COP 15, em Campo Grande. Ao lado do governador Eduardo Riedel, da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do presidente da conferência, João Paulo Capobianco e de autoridades nacionais e internacionais, acompanharam a cerimônia que marca o início de uma agenda global voltada à conservação das espécies migratórias e ao enfrentamento das mudanças climáticas. O evento reúne representantes de mais de uma centena de países e posiciona Mato Grosso do Sul no centro do debate ambiental internacional.

Para o secretário Jaime Verruck, a realização da COP 15 em Campo Grande consolida o papel estratégico do Estado na agenda ambiental global. “Mato Grosso do Sul tem demonstrado, na prática, que é possível conciliar crescimento econômico com responsabilidade ambiental. A COP reforça esse posicionamento e amplia nossa capacidade de dialogar com o mundo, mostrando políticas concretas, como o Fundo Clima e o avanço rumo à neutralidade de carbono”, destacou. Segundo ele, o evento também fortalece a conexão entre ciência, setor produtivo e políticas públicas, ampliando oportunidades de cooperação internacional.

Na sequência, os representantes da Semadesc estiveram no estande de Mato Grosso do Sul para acompanhar a entrega do Anuário Estadual de Políticas Climáticas, elaborado pelo Centro Brasil no Clima (CBC). O documento reúne indicadores e análises sobre o estágio das políticas climáticas nos estados brasileiros e aponta Mato Grosso do Sul como referência nacional em governança, sendo o único a cumprir integralmente os critérios estruturais voltados à agenda climática.

Verruck ressaltou a importância do anuário como instrumento de gestão e transparência. “Esse diagnóstico nos permite avaliar, com base em indicadores, a efetividade das políticas públicas e direcionar melhor nossas ações. Mato Grosso do Sul já possui uma base legal consolidada e instrumentos ativos, o que nos coloca em posição avançada para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e implementar medidas de mitigação”, afirmou.

O secretário adjunto Artur Falcette também destacou o papel do Estado na articulação entre desenvolvimento e sustentabilidade. “Estamos estruturando políticas que dialogam diretamente com os desafios contemporâneos, integrando inovação, planejamento e gestão ambiental. A COP 15 é uma oportunidade de mostrar que Mato Grosso do Sul está preparado para contribuir com soluções concretas, especialmente a partir da realidade do Pantanal”, pontuou.

Ainda na programação, Jaime Verruck e Artur Falcette acompanharam a ministra Marina Silva e o governador Eduardo Riedel na abertura do espaço Conexão Sem Fronteiras, na Casa do Homem Pantaneiro, no Parque das Nações Indígenas. Com agenda paralela à COP 15 até o próximo domingo (29), o espaço reúne debates, cinema e exposições, ampliando o diálogo com a sociedade civil e fortalecendo a dimensão pública das discussões sobre biodiversidade, conservação e emergência climática.

Para Falcette, a iniciativa contribui para democratizar o acesso ao debate ambiental. “A construção de soluções passa necessariamente pelo envolvimento da sociedade. Espaços como esse aproximam o cidadão das discussões e ajudam a formar uma consciência coletiva sobre a importância da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais”, concluiu.

Marcelo Armôa, Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc

Fonte: Semadesc