Nova chefe-geral toma posse com foco em inovação, sustentabilidade e integração da pecuária

  • Home
  • Blog
  • Nova chefe-geral toma posse com foco em inovação, sustentabilidade e integração da pecuária
Nova chefe-geral toma posse com foco em inovação, sustentabilidade e integração da pecuária

Nova chefe-geral toma posse com foco em inovação, sustentabilidade e integração da pecuária

“Recebo esse fato não como uma conquista individual, mas como um símbolo da evolução da própria instituição”, afirmou Mariana de Aragão.

A Embrapa Gado de Corte iniciou um novo ciclo de gestão com a posse da pesquisadora Mariana de Aragão Pereira na chefia-geral da Unidade. A solenidade, realizada nesta segunda-feira (23), reuniu autoridades, representantes do setor produtivo, pesquisadores e parceiros institucionais, marcando um momento histórico: pela primeira vez, uma mulher assume a liderança do centro de pesquisa, que completou 50 anos no ano passado. 

Em seu discurso de posse, a zootecnista destacou a emoção e a responsabilidade de assumir o cargo. Segundo ela, o momento representa não apenas uma conquista pessoal, mas também institucional. “Assumir a liderança é um momento de profunda gratidão. Recebo esse fato não como uma conquista individual, mas como um símbolo da evolução da própria instituição”, afirmou. 

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, frisou esse simbolismo e ratificou que a nomeação de Mariana representa um avanço institucional e inspira novas gerações. “Eu sou a primeira presidente mulher da Embrapa e dar posse à primeira chefe-geral mulher da Embrapa Gado de Corte é um momento significativo, e ela está aqui por meritocracia”, ressaltou a diretora-presidente.

Aragão trouxe a importância dessa diversidade e da renovação dentro da Empresa, especialmente com a chegada de novos empregados por meio de concurso público. Para ela, a convergência de diferentes competências é essencial para o avanço da pesquisa e enfatizou que sua trajetória foi construída coletivamente, reconhecendo o papel de colegas e gestores anteriores. 

A continuidade institucional, um dos pilares para o fortalecimento da Ciência, foi outro ponto mencionado por ela e Massruhá, e diante dos atuais desafios da agropecuária, a cooperação e uma sólida rede de parceiros são estratégicos no cenário global. Para a presidente, hoje o setor não se limita à produção de alimentos, mas a questões relacionadas à energia, meio ambiente, saúde única e sustentabilidade. 

Ciência como base para enfrentar desafios globais

“A resposta não virá da simplificação, nem da polarização. Virá da Ciência, baseada em evidências e comprometida com soluções concretas”, acrescentou a nova chefe-geral. Para isso, a gestão pretende ampliar o alcance das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, garantindo que o conhecimento chegue ao produtor rural e ao consumidor, por meio da inclusão socioprodutiva e digital no campo, considerando a diversidade dos sistemas produtivos brasileiros. 

Eduardo Riedel, governador do Estado, defendeu que o conhecimento científico deve orientar decisões e investimentos voltados ao aumento da produtividade e à sustentabilidade. Para isso, integrar governo, setor produtivo e instituições de pesquisa é fundamental para a construção de políticas públicas mais eficientes, e “Mato Grosso do Sul tem buscado se posicionar estrategicamente nesse cenário, com apoio da Ciência e da inovação”.

Somente dessa forma, conforme a presidente Massruhá, o Brasil assumirá seu papel com transparência, apresentando dados e evidências sobre a sustentabilidade da produção.

Com três Unidades em MS – Dourados, Corumbá e Campo Grande – Riedel não deixou de exaltar a relevância da instituição para o desenvolvimento do País e do Estado, sendo “um dos principais pilares da transformação da agropecuária brasileira”. Toda a equipe de gestores da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados) e Pantanal (Corumbá) participou da solenidade. A comitiva foi encabeçada pelos chefes-gerais Harley Nonato e Suzana de Salis, respectivamente.

Aragão recebeu o cargo das mãos do melhorista animal, Antonio Rosa, que esteve no cargo de 2020 a 2025. Escolhida em processo de seleção pública e nomeada pela Diretoria-Executiva da Empresa para o cargo de chefe-geral da Unidade, a pesquisadora tem mandato de dois anos, renováveis por igual período. Junto com Aragão, assumem a analista Renata Pollak na chefia-adjunta de Administração, a pesquisadora Alessandra Nicacio na chefia-adjunta de Pesquisa & Desenvolvimento e o analista Filipe Corrêa na chefia-adjunta de Transferência de Tecnologia. 

Autoridades presentes

Além do governador Eduardo Riedel, a solenidade de transmissão de cargo contou a presença de: Selma Beltrão (diretora de Governança e Informação da Embrapa), Geraldo Resende (deputado federal), José Roldão (Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária em MS), Frederico Stella (Famasul), Jaime Verruck (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Semadesc), Artur Falcette (Semadesc), Rogério Beretta (Semadesc), Camila Ítavo (UFMS), Jones Goettert (UFGD), Vinícius Oliveira (Unigran Capital), Henrique Fernandes (UEMS), Daniel Ingold (IAGRO), Fernando Nascimento (Agraer), Cristiano Carvalho (Fundect-MS), Carlos Henrique Cotta d´Angelo (Polícia Federal), Mariana Massud (Planurb), Eneida Rosa (CRMV-MS), Gislaine Guilhermino (Fiocruz MS), Lucas Galvan (Senar-MS), Guilherme Bumlai (Acrissul), Arnaldo Borges (ABCZ), Rafael Gratão (Novilho Precoce), Janes Bernardino (ABPO), Amaury Pekelman (Biosul), José Monreal (Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho), Ilton Henrichsen (Fundação Chapadão), Dito Mário (RefloreMS), Renato Roscoe (Instituto Taquari Vivo), Ida Machado (Acrimat), Ademir Pinesso (OCB/MS), André Rios (Business France Brasil), dentre outros. 

Fotos do evento aqui

Fonte: Embrapa Gado de Corte