Universidade atende demanda da população local e fortalece presença na capital
Na noite desta segunda-feira (14) a Escola Estadual Waldemir Barros da Silva foi palco de mais um momento histórico para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), quando o reitor Laércio Alves de Carvalho recebeu da comunidade local e do deputado federal Beto Pereira a demanda para instalação do curso de Direito do polo da Universidade localizado na Moreninha I, um antigo desejo das famílias que residem na região.
Na extensão da UEMS do bairro Moreninhas já são oferecidos os cursos de Administração Pública/Noturno (Bacharelado) e História/Noturno (Licenciatura). O curso de Direito será a terceira graduação na unidade da região Sul de Campo Grande, que conta com uma população de aproximadamente 40 mil pessoas.
Laércio de Carvalho explicou à população todos os trâmites necessários para a implantação de um curso, desde a apresentação da demanda até a aprovação pelos Conselhos internos da Universidade. Ele ainda destacou que são necessárias parcerias com a Secretaria Estadual de Educação e até emendas parlamentares que auxiliam na estruturação. “Temos aqui computadores, data show e vários equipamentos de ar-condicionado que foram adquiridos com recursos de emendas, por exemplo, e vamos continuar unindo esforços para que a Universidade Pública possa atender e estar onde a população está”, informou o reitor da UEMS.
A pró-reitora de Ensino, profa. Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Maju, que morou no bairro e foi diretora na Escola Arlindo Sampaio, reforçou o compromisso da Universidade Pública com a comunidade. “O projeto pedagógico do Curso já foi construído e amanhã eu participo da Câmara de Ensino do Conselho Superior da Universidade, e na pauta a aprovação do curso de direito permanente das Moreninhas”. E a pró-reitora acredita que já para 2024 o curso será ofertado.
“Levar a universidade onde estão os estudantes é um passo importante para formar cada vez mais bons profissionais. Essa presença da UEMS das Moreninhas é um modelo para outras Unidades que vão surgir no Estado. O Governo de Mato Grosso do Sul está investindo em educação superior que atenda quem realmente precisa”, afirmou o Secretário Estadual de Educação, Hélio Daher.
Já o parlamentar federal, deputado Beto Pereira, afirmou que a graduação tem objetivo de suprir a necessidade de formação e capacitação de uma das localidades mais populosas da Capital sul-mato-grossense. “A educação superior precisa ser acessível e inclusiva. Esse polo da UEMS nas Moreninhas garante a oportunidade do acesso a uma universidade pública, que é um grande anseio de toda a região e o curso de Direito vem ao encontro das necessidades dos jovens do local”, disse o deputado.
Na solenidade, estiveram presentes também a vice reitora profa. Dra. Celi Corrêa Neres, o gerente da UEMS CG, prof. Dr. Djanires Galeano Neto, o deputado federal Dagoberto Nogueira e os vereadores Coringa, Zé da Farmácia e Dr. Victor Rocha, além do diretor da Escola Estadual, Eduardo Francisco de Oliveira e líderes da comunidade.
Cursos da UEMS nas Moreninhas – A UEMS passou a ofertar em 2023, no bairro Moreninhas, na capital, dois cursos ofertados no período noturno: Administração Pública (Bacharelado) e História (Licenciatura). As graduações são ofertadas na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, no Bairro Moreninha I, e conta com 16 salas distribuídas em dois pisos, dessas, três são laboratórios de informática; no piso térreo possui mais dois laboratórios de informática e quatro de base científica, além de 1 quadra poliesportiva coberta. A previsão é de que o curso de Direito inicie já no início de 2024 com 40 vagas disponíveis.
Fonte: UEMS
Comentários