Convênios

Associazione Nazionale Allevatori Bovini Razza Valdostana – ANABORAVA – Itália, para avaliação do desempenho e eficiência da raça Valdostana introduzida no Brasil via Embrapa Gado de Corte, com a finalidade de formação de linhagem materna em sistema de produção de carne bovina; 

Centro Internacional de Capacitación de Organizaciones Ambientalistas – CICOAM, em Assunção – Py, na qualidade de membro instituidor, para promoção de cursos na área de Meio Ambiente. 

Commonwealth Scientific na Industrial Reserch Organization – CSIRO – Austrália, visando o desenvolvimento de pesquisa com leguminosas forrageiras do gênero Arachis; 

Overseas Development Agency – Inglaterra e Centro Internacional de Agricultura Tropical – CIAT – Colômbia, para a introdução de pesquisa sobre seqüestro de Carbono atmosférico por gramíneas tropicais; 

Wye College – Inglaterra, para desenvolvimento de estudos sobre degradação de pastagens tropicais e sua recuperação usando leguminosas; 

Comunidade Econômica Européia, através do Institute for General Environmental Resource – IGER, para uso da APOXIMIA no melhoramento de forrageiras tropicais e para avaliação da sustentabilidade de sistemas agrícolas através de estudos do ciclo do nitrogênio; 

Japan International Research Center for Agricultural Sciences – JIRCAS, com objetivo de troca de experiência entre pesquisadores daquele centro e seus contra partes da Embrapa Gado de Corte, destinado a coleta de solo para avaliação do sistema radicular. Nessa cooperação, foi estabelecida a estadia de pesquisadores do JIRCAS no Brasil, para condução e avaliação dos projetos implantados; 

Fundo para o Meio Ambiente Mundial – GEF, destinado à implantação do Projeto de Implementação de Práticas de Gerenciamento Integrado de Bacias Hidrográficas para o Pantanal e a Bacia do Alto Paraguai (ANA/GEF/PNUMA/OEA), executado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Embrapa CPAP, Embrapa CPAO e Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. 

CNPq, avaliação de aplicação da FBN (fixação biológica do Nitrogênio) para conhecer qual tipo de manejo adequado em Pastagens; 

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT. Foram celebrados 48 contratos, para execução de projetos de pesquisas com as unidades da Embrapa localizadas em Campo Grande, Dourados e Corumbá, no Estado de Mato Grosso do Sul; 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, destinado a implantação e operacionalização do Programa Embrapa de Melhoramento Genético de Gado de Corte – GENEPLUS. 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, destinado ao desenvolvimento de estudos do Inco Pecari (caititu) do Pantanal, com recursos oriundos da Comunidade Européia, através de um organismo Francês denominado Cirad, no total de 70,8 mil euros. 

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Através da SEMA / IMAP, visando estudos e ações de preservação do Parque Estadual de Várzeas Irrigáveis do Rio Ivinhema. 

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul , através da Empresa de Gestão de Recursos Humanos e Patrimônio de MS, visando à implementação da política e de programas de ações do futuro Parque Natural Regional do Pantanal, tendo como parceiros o Instituto Parque do Pantanal, a Federação dos Parques Naturais Regionais da França e a Comunidade Européia, entre outros. 

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – Iagro, na gestão do Laddan – Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais, na execução do Programa de Rastreabilidade Embrapa/Fundapam/Iagro, execução de parte do Projeto de Zoneamento Agroecológico do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através do Instituto de Desenvolvimento Agrário, Assistência Técnica e Extensão Rural – Idaterra, para prestação de serviços técnico-científicos para a realização dos programas do agronegócio, estudos e pesquisas, monitoramento, e o apoio ao desenvolvimento das Câmaras Setoriais do Agronegócio, entre elas a de Lácteos, Pscicultura, Ovinocaprinocultura, Bovinocultura, Avicultura, Suinocultura, Fruticultura, Mandiocultura, Silvicultura e Sucroalcoleiro, bem como Estudo da Cadeia Produtiva do Algodão de Mato Grosso do Sul – Eficiência Econômica e Competitividade. 

Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp, em parceria com a Embrapa-CPAO para implementação do Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu”, em nível de Mestrado em Meio-Ambiente e Desenvolvimento Regional. 

Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP para execução dos Projetos:

1) Desenvolvimento do Sistema de Produção de Tuviras e Lambaris.
2) Genotipagem de PRNP em ovinos e bovinos e desenvolvimento de metodologias de diagnóstico ante-mortem da Scrapie como modelo para doenças priônicas.
3) Agilização do método de diagnóstico e tipagem do vírus da influenza aviária.
4) Execução do Projeto intitulado “VALIDAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CLASSIFICAÇÃO DE COURO BOVINO” .
5) Execução do Projeto intitulado “REDE CARNE BOVINA DE QUALIDADE – RASTREABILIDADE, RESÍDUOS E BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO”.
6) “REDE CARNE BOVINA DE QUALIDADE – RESTREABILIDADE, RESIDUOS E BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO”.
7) “VALIDAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CLASSIFICAÇÃO DE COURO BOVINO”. 

Down Agrosciences, para estudos de plantas invasoras de pastagens na Região Centro Oeste. 

Akzo Nobel Ltda – Divisão Intervet, destinado a avaliação de formulação de inseticidas para combates a carrapatos. 

Petrobrás em parceria coma Embrapa Pantanal para implantação da projeto “Secador Solar para a produção de feno; a viabilização da produção de leite e a geração de leite dos assentamentos rurais”. 

Convênio de cooperação Técnica e Financeira referente ao “Projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologia Agropecuária para o Brasil – Prodetab” com a parceira da Embrapa Pantanal e a Universidade Federal de mato Grosso do Sul – UFMS – subprojeto: “Indicadores sociais de sistemas de produção de pecuária de corte no Pantanal”. 

Secretaria de Estado da Produção e do Turismo – SEPROTUR – com interveniência da Secretaria de Gestão Pública e da Secretaria de Receita e Controle para execução de serviço técnico – cientifico, envolvendo execução de serviços técnicos especializados, voltados para o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do Estado, tais como:

a) Informações sistematizadas do aspecto legal das cadeias produtivas trabalhadas; 
b) Plano de Ação de transporte e logística de armazenamento;
c) Apoio técnico na gestão junto a outras instituições, na execução de estudos e monitoramento nas atividades primárias secundárias e terciárias;
d) elaboração de material técnico e informativo. 

Convênio com Instituto de Meio Ambiente Pantanal e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, através da Embrapa CNPTIA, para a execução e implantação do Projeto Prioritário “Sistema de Informação Georreferenciado do Território do Estado de Mato Grosso do Sul”, aplicando-se conhecimentos técnicos e científicos nas áreas de geotecnologias no Projeto intitulado “Sistema de Informação Georreferenciada como apoio à tomada decisão – Estudo de caso: Estado de Mato Grosso do Sul”. 

Projeto de atividade com o SESC Pantanal para “Levantamento populacional de Iguana na RPPN Sesc Pantanal” com a participação da Embrapa CPAP. 

Contrato com a WWF para a realização da Pesquisa: “Levantamento Rápido de Fauna em Fazendas Orgânicas das Cabeceiras do Pantanal”.