O Programa EMBRAPA de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus

OBJETO:

O principal objetivo da Tecnologia Geneplus é auxiliar o criador de gado de corte em suas tomadas de decisão na execução da seleção, na elaboração de planos de acasalamento e no suporte de atividades de comercialização, através das avaliações genéticas disponibilizadas de seus reprodutores, matrizes e produtos. Cada criador pode ter um programa próprio de melhoramento genético.

A proposta da Tecnologia é assessorá-lo para que sejam alcançadas as suas metas de qualidade de produto e produtividade, com a geração e criação de animais equilibrados e harmoniosos, de acordo com as características do sistema de produção e exigências do mercado. Visa o aumento da eficiência dos sistemas de seleção em raças zebuínas e compostas. (www.geneplus.com.br)

RESULTADOS/METAS:

Programa distribuído em 18 Unidades da Federação, atendendo cerca de 395 fazendas, com contratos gerenciados pela FUNDAPAM. Representando no mínimo 820 pessoas e foram envolvidos 45 colaboradores (funcionários, pesquisadores e voluntários).

A transferência de tecnologia é feita através da realização de eventos como cursos, palestras, participação em feiras e leilões, atendimento a visitas e à imprensa, e, ainda, através do assessoramento direto aos criadores das raças zebuínas e compostas.

Atendimento aos produtores de 120.400 matrizes, distribuídas nas seguintes raças: Brahman, Brangus, Braford, Hereford, Canchim, Caracu, Guzerá, Nelore, Senepol variedade mocha e Santa Gertrudis. Atualiza e mantém as bases de dados; Processa as avaliações genéticas utilizando modelagem estatística e genética reconhecida mundialmente (modelo animal com matriz de parentesco); Gera relatórios eletrônicos e colocá-los a disposição dos criadores; Expressa as principais características no Índice de Qualificação Genética – IQG e possibilitar a criação de índices alternativos, como suporte para a prática de seleção; Disponibiliza ao criador ferramenta para a simulação de acasalamentos, de forma a se prever o coeficiente de consanguinidade e as DEPs futuras dos possíveis acasalamentos; Apresenta, ao criador, gráficos de tendências genéticas para acompanhamento da evolução do melhoramento genético do rebanho em relação à média do grupo de criadores associados ao Programa.

Acompanha e orienta os criadores na interpretação dos sumários de avaliação genética, para consultas e tomadas de decisão para o efetivo melhoramento genético do rebanho pela aplicação das técnicas de seleção e acasalamentos e para suporte em eventos de comercialização de animais.

PERÍODO: Desde o ano de 1995