A Embrapa Tabuleiros Costeiros foi uma das organizações ganhadoras do Selo ODS e o Prêmio Boas Práticas em ODS em Sergipe 2023. A Unidade da Embrapa com sede em Aracaju vem sendo reconhecida anualmente, desde 2020. A entrega aconteceu durante a cerimônia de abertura do Encontro Estadual ODS 2023, promovida pelo Movimento Nacional ODS Sergipe, na manhã de sexta (17) na sede do Ministério Público do Estado.
O Selo ODS marca o reconhecimento das Nações Unidas ao trabalho de organizações na implementação da Agenda 2030 para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Já o Prêmio Boas Práticas ODS é um reconhecimento especial a ações e inciativas implementadas para promover o alcance efetivo dos ODS em Sergipe.
Os projetos submetidos pela Embrapa e contemplados com as premiações foram ‘Inovações na gestão ambiental da Embrapa’ – um conjunto de boas práticas ambientais, como a gestão sustentável de resíduos de laboratórios e o reuso de água; e ‘Produção de Alimentos e Conservação Ambiental em Ecossistemas Litorâneos no Nordeste’ – ações da Embrapa com interação direta com comunidades tradicionais como as Catadoras de Mangaba e as Marisqueiras.
Receberam o Prêmio ODS 2023 pela Embrapa a chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia Tânia Medeiros e a analista Priscila Santa Rosa, e o Selo foi entregue às analistas Raquel Fernandes e Geovânia Manos, pontos focais do Movimento ODS e membros da Comissão Local de ODS na Unidade da Embrapa.
Embrapa e os ODS
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela ONU em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.
A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas da Agenda 2030, estabelecida em 2015 pelas Nações Unidas. Principal organização de pesquisa pública voltada ao desenvolvimento sustentável da agricultura no Brasil, a Embrapa, com suas 43 Unidades distribuídas por todo o país, tem uma robusta agenda de pesquisa e desenvolvimento, gerando conhecimentos e ativos tecnológicos de alto valor para a sociedade brasileira.
A Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com aderência a 58 das 169 metas que se desdobram dentro dos mesmos.
A Embrapa Tabuleiros Costeiros, cuja área de atuação se estende do sul da Bahia ao norte do Ceará, alinha-se a 18 dessas metas, com pesquisas, transferência de tecnologia e cooperação técnica e científica em diversas áreas, como a cultura do coqueiro, agroecologia e agricultura familiar, inteligência territorial, agroenergia, produção de ruminantes, aquicultura, sistemas integrados e grãos, prospecção da biodiversidade e agregação de valor.
Acesse aqui a página temática sobre a atuação da Embrapa em vinculação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nela, é possível compreender melhor como o trabalho da Embrapa se vincula a cada um dos 17 ODS. O espaço digital mostra, também, que a produção de alimentos alinhada à geração de inovação sustentável no campo contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a redução do preço da cesta básica e para a exportação de produtos brasileiros, o que movimenta a economia e traz recursos para o País.
Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros
Comentários