Técnicos alagoanos praticam manejo de árvores em sistemas de integração

Encontro teve como foco alternativas e gestão do componente arbóreo nos sistemas de integração

A Embrapa e a rede de parceiros estaduais promoveram, nos dias 5 e 6 de dezembro, mais um evento com técnicos alagoanos para troca de conhecimentos e experiências em modelos de sistemas de Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF) para Alagoas.

O primeiro dia do encontro aconteceu no Sebrae/AL, em Maceió, e teve como foco alternativas e gestão do componente arbóreo nos sistemas de integração. Participaram como palestrantes os pesquisadores Humberto Fontes, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), e Vanderley Porfírio, da Embrapa Florestas (Colombo, PR).

Com a presença de produtores, assessores e consultores técnicos, técnicos da Emater-AL, professores e pesquisadores, Fontes discorreu sobre ‘Perspectivas para utilização do coqueiro gigante como componente arbóreo em sistemas de ILPF’, e Porfírio apresentou os temas ‘Planejamento e gestão do componente arbóreo na ILPF: desbaste’ e ‘Avaliação do componente arbóreo’.

A quarta (6) foi de visitas técnicas. Os facilitadores e participantes foram às Fazendas Bananal, em Viçosa, e São Sebastião do Bonito, em Chã Preta, onde Porfírio conduziu no campo as atividades práticas de seleção de árvores para desbaste, corte de árvores, equipamentos de proteção; fator, forma, cubagem de madeira e cálculo.

O objetivo das capacitações é ampliar a área utilizada com sistemas silvipastoris na Zona da Mata e Zona do Agreste de Alagoas. A iniciativa envolve ações em duas frentes – a instalação em campo de áreas demonstrativas das soluções tecnológicas e a capacitação continuada de assistentes e consultores alagoanos, que atenderão a demandas de produtores para implantação de sistemas integrados adaptados às regiões.

A capacitação é uma iniciativa da Embrapa, do Sebrae-AL e da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), e conta com a parceria nacional da Associação Rede ILPF e parceria local da Superintendência do Ministério da Agricultura em Alagoas e Emater/AL.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

Comentários