São 21 personalidades que participaram e ainda participam dos 50 anos da instituição.
A Embrapa foi homenageada, em Sessão Solene, pelos seus 50 anos de criação na Câmara Municipal de Campo Grande (MS), no último mês. Os proponentes foram o presidente da Casa, Carlos Augusto Borges, e o vereador Dr. Jamal. No Plenário “Oliva Enciso”, representantes dos produtores rurais, criadores, assistência técnica, extensão rural, poder público e empregados estavam presentes. Entre eles, a prefeita municipal de Campo Grande, Adriane Lopes, e a diretora-executiva de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa, Selma Beltrão.
“Para a nossa Capital, a Embrapa é fundamental e faz parte da história da cidade. Ela abriu oportunidades e trouxe reconhecimento para a nossa região, assim como o Dr. Afonso e seu legado de trabalho”, afirmou a prefeita de Campo Grande. Durante a cerimônia, os homenageados receberam a Medalha Legislativa “Afonso Nogueira Simões Corrêa”, engenheiro-agrônomo, professor universitário, secretário do Ministério da Agricultura, membro da Comissão de Divisão do Estado de Mato Grosso (anos 70), e que encerrou sua carreira como funcionário da Embrapa Gado de Corte.
A colaboração da Embrapa com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) rendeu frutos colhidos até os dias de hoje, como o Sumário de Touros. Gabriel Cid, presidente da ABCZ, também homenageada, relembrou o feito e destacou que essa avaliação genética trouxe impactos positivos para toda a cadeia produtiva, colocando o País em posição de destaque, mundialmente.
Com três Unidades da Embrapa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul, aponta essa realidade como privilégio para o Estado e destaca o posicionamento da Empresa em temas como a Lei do Pantanal, Programa Precoce MS e outros levando tecnologia e inovação para o produtor rural. Alessandro Coelho, presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, acrescenta que capins como a cultivar BRS Tamani transformaram a vida do pecuarista, do Cerrado e da agropecuária nacional.
Além da Prefeitura de Campo Grande, ABCZ, Famasul e Sindicato Rural foram agraciados com a medalha legislativa o governo do Estado de MS, a Associação dos Criadores de MS, o escritório local da ABCZ, a Fundapam, a Unipasto, o Geneplus Consultoria Agropecuária Ltda. e Silvia Massruhá, diretora-presidente da Embrapa.
O vereador Dr. Jamal, o ex-senador Waldemir Moka e os empregados da Embrapa – Eduardo Simões Côrrea, Cacilda Borges do Valle, Liana Jank, Antônio Rosa, Jacqueline Barros, Josias de Carvalho, Jurandir Soares e Luiz Otávio Campos da Silva (in memorian) – também foram homenageados.
>> Assista aos depoimentos dos homenageados: Marcelo Bertoni, José Ubirajara Garcia Fontoura (Fundapam), Liana Jank, Pierre Patriat (presidente da Unipasto), Alessandro Coelho, Paulo Nobre (presidente da Geneplus), Cacilda Borges do Valle, Jacqueline Barros e Jurandir Soares.
“Sou muito grato a Deus por essa homenagem. Nossa proposta é render homenagem aos parceiros e membros da nossa equipe de trabalho a serem escolhidos a partir da linha do tempo na história da Embrapa. Nós indicamos 21 personalidades que participaram e que ainda participam dessa história gloriosa da nossa Embrapa”, resume Antonio Rosa, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte.
“Completamos 50 anos e iniciamos mais 50, com novos desafios, que envolvem Mato Grosso do Sul, como as mudanças climáticas, a atuação em rede, os sistemas integrados de produção e a sanidade animal. São muitos desafios para a agricultura e pecuária brasileiras e todas nossas Unidades assumem essas responsabilidades do presente e do futuro. Contem com a Embrapa e com a Ciência brasileira”, complementa a diretora-executiva Selma Beltrão.
Encerrando a solenidade, o presidente da Casa, Carlos Borges, exalta que “através da pesquisa e da ciência que Campo Grande começou a concorrer com o mundo como o melhor gado. Hoje, temos qualidade e a Embrapa é que organizou tudo isso. Um trabalho de vários cientistas. Temos que nos aprimorar para competir, e a Embrapa prepara nossos produtores para que possam competir com o mercado internacional”.
>> Fotos da Solenidade, aqui!
Visita da Diretoria de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa
Selma Beltrão que veio à Capital para a solenidade na Câmara cumpriu agenda interna na Embrapa Gado de Corte. A primeira hora foi de reunião com os gestores e substitutos da Unidade, o modelo de teletrabalho a ser instalado, em breve, assim como a terceirização foram os principais temas da discussão.
Atentos ao impacto dessas decisões na vida dos empregados, os supervisores demonstraram preocupação também com o investimento não somente em pessoal, mas em capacitação e infraestrutura. O desafio, segundo Beltrão, é equacionar tais pontos com a natureza pública da instituição.
Esses temas também estiveram na reunião geral, com todos os funcionários, e questões relacionadas a um novo PDI, concurso, sistemas corporativos e plano de cargos e carreiras estiveram espaço na programação. Selma conheceu ainda a estrutura da Unidade, como o Laboratório de Biossegurança BIOPEC e a área da Dinapec; teve reuniões com o Colegiado de Gestão e a diretoria da Seção Sindical Local do Sinpaf; e encerrou a visita na Câmara Municipal, em sessão solene, alusiva ao cinquentenário de Empresa, na qual recebeu a Medalha Legislativa “Afonso Nogueira Simões Corrêa”, em nome da diretoria.
Fonte: Embrapa Gado de Corte
Comentários