Em celebração ao Dia Internacional da Biodiversidade, dia 22 de maio, o Bioparque Pantanal realizou uma palestra voltada ao tema. Na ocasião também foi lançado o projeto “Capital Natural do Pantanal”, que faz parte do Programa Brasileiro de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio-MCTI-CNPq). O evento acontecou no auditório do Bioparque Pantanal, das 8h30 às 12h.
A palestra ministrada pelo professor doutor, Geraldo Wilson Afonso Fernandes da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), tem como tema “PPBio: Um panorama sobre a biodiversidade brasileira e desafios para as próximas décadas”.
De acordo com a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, a ação é uma oportunidade única para o desenvolvimento de um diálogo aberto e construtivo sobre a importância da biodiversidade e da preservação dos ecossistemas do Pantanal.
“Este projeto colaborativo, que envolve mais de 25 instituições nacionais e internacionais e conta com mais de 100 pesquisadores engajados, visa avaliar a rica biodiversidade e os serviços ecossistêmicos vitais do nosso bioma”.
Durante a celebração do dia, o Bioparque Pantanal ainda destacou a abordagem Inclusiva de Ciência e Popularização da Ciência coordenada pelo próprio empreendimento, que garante que os resultados da pesquisa sejam acessíveis e compreensíveis para todos os públicos interessados.
Ao final das apresentações, um espaço de diálogos e divulgações reuniu pesquisadores, convidados e o público em geral para discussão de temas que envolve a biodiversidade.
Fonte: GOV-MS
Comentários