A Embrapa, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realizará a oitava edição do Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (8º GeoPantanal) de 11 a 13 de novembro, no Sesc Porto Cercado (Sesc Pantanal). O evento reunirá estudantes e profissionais interessados na aplicação de geotecnologias em estudos sobre o bioma pantaneiro, incluindo a região da Bolívia e do Paraguai contida na bacia hidrográfica do Alto Rio Paraguai, e áreas úmidas semelhantes, como Araguaia e Guaporé.
O prazo para a submissão de trabalhos para sessão oral ou de painéis é até 30 de julho de 2024. As apresentações poderão ser feitas em português ou espanhol. Entre os temas de destaque estão agropecuária, aplicações computacionais, gestão ambiental, conservação e uso sustentável, educação ambiental, estudos urbanos, meteorologia e climatologia, mineração, monitoramento de fauna, preservação do patrimônio cultural, recursos hídricos, serviços ambientais, turismo, zoneamento e planejamento ambiental.
João dos Santos Vila da Silva, pesquisador da Embrapa Agricultura Digital e membro da comissão organizadora, destaca que o Simpósio se concentra na disseminação de conhecimento científico e tecnológico sobre o Pantanal, envolvendo o uso de geotecnologias. Desde a primeira edição, o evento resultou na publicação de mais de mil artigos em anais e mais de 100 artigos em revistas científicas indexadas.
Segundo o pesquisador, a qualidade dos trabalhos e das palestras nas sete edições anteriores, associada às discussões em plenária e ao volume de artigos publicados, atesta sua relevância, consolidando o GeoPantanal como um importante evento para o bioma, reforçando o papel vital da ciência na conservação e no desenvolvimento sustentável da região.
O GeoPantanal também dará incentivo especial para a submissão de trabalhos de estudantes de nível médio e técnico. Mais informações estão disponíveis no site do Simpósio. Haverá premiação para os melhores trabalhos e a seleção de artigos para publicação na Revista RA´EGA – O Espaço Geográfico em Análise, em 2025.
O evento conta com o apoio da Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (Selper) e a colaboração de diversas instituições de ensino e pesquisa da região do Pantanal. Para mais informações, acesse o site oficial do Simpósio, aqui.
Além da apresentação de trabalhos e palestras, a programação do evento vai oferecer o curso “Paisagens e Impactos no Pantanal”, que será dividido em módulos online, com aulas teóricas ao longo do mês de outubro, e atividades de campo realizadas nos dias 11 e 12 de novembro, na região do Pantanal.
As vagas são limitadas, e as inscrições estão abertas e podem ser acessada aqui. O curso abrangerá princípios básicos em geotecnologias, análise e classificação de imagens e aplicações para o monitoramento de desmatamento, uso da terra e queimadas, análise de secas e cheias, e serviços ambientais, entre outros temas.
Serviço: 8º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (8º GeoPantanal)
Fonte: Embrapa Pantanal
Comentários