Embrapa participa da I Feira do Empreendedor Rural

O Sisteminha e o Consórcio Rotacionado para Agricultura Familiar – CRIAF, tecnologias da Embrapa, serão tema de palestras na I Feira do Empreendedor Rural no município de Coroatá-MA

Nos dias 9 e 10 de agosto, será realizada a I Feira do Empreendedor Rural, no município de Coroatá-MA, na Entrada do Jordão e irá reunir agricultores, produtores e membros da agricultura familiar. O Consórcio Rotacionado para Agricultura Familiar – CRIAF e o Sisteminha, tecnologias da Embrapa, serão tema das palestras “Manejo na Agricultura Familiar” e “Sisteminha – Embrapa”, a serem ministradas, respectivamente, pelo analista Carlos Santiago e pelo pesquisador Luiz Guilherme.

O CRIAF diversifica a produção e otimiza a produtividade da mandioca, arroz, milho, feijão e outras culturas da agricultura familiar. Também conhecido por Roça Sustentável, é um conjunto de tecnologias que organiza cultivos em fileiras para não haver competição por nutrientes, água, luz e espaço e faz a rotação das culturas. Essas práticas agrícolas aliadas ao uso de defensivos na dose e hora certa intensificam a eficiência do uso da terra, o controle de pragas, doenças e ervas daninhas e ainda recupera áreas degradadas. A reconfiguração do “roçado” também permite mais fertilidade ao solo e nutrição às plantas.

O resultado é o aumento em até cinco vezes da produtividade da mandioca e em 50% a produtividade do arroz e do milho. A Roça Sustentável preserva a biodiversidade porque evita prática de derruba e queima e o desmatamento de novas áreas. Também reduz a carga de trabalho e o gasto com mão de obra, sobrando mais tempo e dinheiro para a família. O retorno social é mais renda, segurança alimentar, saúde e qualidade de vida da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento regional.

O Sisteminha é uma tecnologia sustentável de produção de alimentos em pequenos espaços que vem contribuindo para a erradicação da fome no Brasil e em outros países, especialmente da África e América do Sul. Permite a famílias de baixa renda ou em situação de pobreza conquistar a soberania alimentar e nutricional em menos de sete meses. Em quintais de tamanho entre 100 e 1,5 mil metros quadrados em áreas urbanas, periurbanas e rurais, o Sisteminha expressa toda sua versatilidade. Produz peixes, ovos e carne de galinhas e codornas, suínos, porquinhos-da-índia, grãos, legumes, frutas, hortaliças, húmus de minhoca e composto orgânico.

O Sisteminha utiliza a piscicultura intensiva como motor de um sistema integrado de produção em pequenos tanques rústicos construídos com materiais encontrados na localidade para redução de custos. O tanque para a produção de peixes tem capacidade de 8 mil a 10 mil litros de água e produz entre 100 e 120 quilos de tilápias em três ciclos por ano e sequestra mais de 60% do carbono que iria para a atmosfera. Chamado de “Coração do Sisteminha”, fornece a proteína para a família e a água, rica em nutrientes e sólidos orgânicos, irriga a plantação e alimenta as minhocas que produzem o húmus, compostagem natural feito com o esterco das aves e pequenos animais para adubar o cultivo dos vegetais. A família é responsável pela gestão do Sisteminha, incluindo a aquisição de insumos e comercialização dos produtos excedentes pelo escambo ou venda ou oferta a vizinhos e familiares. 

A tecnologia foi aprimorada para apoiar o empreendedorismo social das famílias e o desenvolvimento local. É a versão Sisteminha Comunidades, montado e administrado coletivamente nas comunidades com produção escalada de alimentos. O excedente da produção é compartilhado, trocado ou vendido entre a comunidade e comercializado no mercado local para compra coletiva dos insumos e demais necessidades do negócio. São observadas mudanças sociais, como o empoderamento das mulheres, a ocupação dos homens desempregados, a diminuição do êxodo rural e a melhoria geral da qualidade de vida das pessoas. O Sisteminha Comunidades está em fase de expansão no Maranhão e mais estados do Nordeste.

A feira contará com diversas atrações, incluindo exposição e venda de animais, uma feira dedicada à agricultura familiar e campos demonstrativos. Além disso, haverá palestras e oficinas para capacitação dos participantes, exposição de maquinários e apresentações culturais que irão enriquecer a experiência dos visitantes. 

A Feira do Empreendedor Rural de Coroatá é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar de Timbiras, Coroatá e Codó – SINTRAF, Associação Empresarial, Industrial e Agropecuária de Coroatá – AEC e Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Coroatá – ACOVICA, com o apoio de várias instituições, incluindo secretaria de estado do Governo do Maranhão, Agerp, SENAR, FAEMA e SEBRAE.

Fonte: Embrapa Cocais

Comentários