De 14 a 17 de agosto, a Embrapa participará da Feconex, Feira da Conexão entre Agro, Indústria, Comércio e Serviços, de Sete Lagoas, MG. Neste ano, uma novidade do evento, que chega à sua terceira edição, é a introdução do espaço destinado ao agronegócio. Importante força econômica da região, o setor vai contar com uma estrutura montada no estacionamento da Arena do Jacaré, onde são esperados mais de 25 mil visitantes ao longo dos quatro dias de feira.
A Embrapa apresenta, durante a Feconex, o ‘Movimento Central Mineira: a nova fronteira agropecuária do País’. “O propósito é transferir conhecimentos, tecnologias e promover conexões entre os diferentes atores, agentes e agências, para acelerar o desenvolvimento planejado da mais nova fronteira agropecuária do Brasil, integralmente em Minas Gerais”, explica Sara Rios, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo.
Atualmente, as análises demonstram que essa fronteira agropecuária já conta com atributos competitivos, como disponibilidade de solos agrícolas mecanizáveis, pluviometria e fontes de água, localização e logística favoráveis e agroindústrias.
“Minas Gerais reúne importantes ativos para ampliar a vantagem competitiva da produção de alimentos. Sete Lagoas e região têm potencial para expandir sua agenda de atividades em diferentes cadeias de valor, focando em desenvolvimento econômico sustentável, incluindo a produção de grãos e de proteína animal, pautada em ciência, dados e evidências”, afirma Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo.
O território abriga e integra institutos de pesquisa, universidades públicas e privadas, organismos de fomento ao crédito, agências e agentes de assistência técnica ao produtor, além de indústrias. A Embrapa Milho e Sorgo está presente na região há quase 50 anos. São décadas de pesquisas, dados e tecnologias para a sustentabilidade da produção agropecuária regional.
“A partir de estudos e análises de cenários, será possível orientar uma melhor ocupação e o ordenamento no território, considerando a estruturação da produção de grãos, proteína animal e afins nessa nova fronteira agropecuária do Brasil. Isso contribuirá para o aumento do empreendedorismo, da inclusão socioprodutiva, da diversificação e agregação de valor na economia, de forma estratégica e ainda mais sustentável”, conclui Rios.
A Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR) e as empresas Bioma e Multitécnica são parceiras do estande da Embrapa na Feconex, para promoção do Movimento Central Mineira.
No dia 14, será realizado o Workshop Central Mineira, com a presença de representantes de empresas públicas e privadas estratégicas para o desenvolvimento da região. Durante o workshop, a Embrapa lançará a marca da Central Mineira e um portal na internet. Haverá também o lançamento de um documentário sobre a Central Mineira, feito com os parceiros do movimento.
No dia 15, a Embrapa lançará, com a empresa Multitécnica e a Universidade Federal de São João del-Rei, o Why Challenge – um desafio remunerado para estudantes, que representa um dos eixos do primeiro Hub de inovação de Sete Lagoas, o Why Hub.
Além do workshop, durante todos os dias da feira, haverá rodadas de negócios para apresentação de projetos inovadores e empreendimentos emergentes para o território e formalização de intenções de parceria. “As empresas e os empreendedores poderão agendar um horário com a Embrapa para participar dessas rodadas de negócios e investir em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de alto impacto”, convida Rios.
No estande da Embrapa na Feconex, haverá mostra de ativos tecnológicos: genética de cultivares; sistemas de produção inovadores, como o Antecipe; sistemas integrados e intensificados de cultivo e descarbonização da agricultura; bioinsumos para uma agricultura verde e para controle biológico de pragas e de doenças.
Serviço
Realização da Feconex: Uai Eventos
Data: 14 a 17 de agosto
Local: estacionamento da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, MG
Horário: das 14h às 22hPara conhecer a programação da feira, acesse: feconex.com.br
Fonte: Embrapa Milho e Sorgo
Comentários