Agência Embrapa de Notícias é a mais admirada por jornalistas do Agro

O editor da Agência Embrapa de Notícias, Fabio Reynol, recebe o troféu +Admirados do Agro 2024

Agência Embrapa de Notícias foi a vencedora do prêmio “+Admirados do Agro 2024” na categoria “Agência de Notícias”, concorrendo com empresas tradicionais de comunicação como Bloomberg, Reuters, Agência Estado, Grupo Folha, Agência Brasil e Valor Econômico (veja quadro abaixo). A cerimônia ocorreu no dia 12 de agosto, em São Paulo (SP), promovida pela  newsletter Jornalistas & Cia. A iniciativa reconhece a cobertura jornalística do setor em oito categorias temáticas pela visão de jornalistas, profissionais de comunicação e público em geral. 

Para o editor-chefe da Agência Embrapa, o jornalista da Superintendência de Comunicação (Sucom) Fabio Reynol, essa premiação foi uma grande surpresa, pois a Empresa era a única concorrente externa à área de comunicação. “Somos uma empresa de pesquisa que considera que, tão importante quanto fazer a pesquisa, é falar sobre ela e divulgá-la”, defende.

Kelly Godoy, da Record News, eleita a jornalista mais admirada do Agro 2024, destaca que “o jornalista da Embrapa consegue fazer a apuração e a tradução de informações técnicas que o jornalismo diário jamais teria tempo e condições de fazer”.

Ingrid Alves, também da Record News e uma das 30 jornalistas mais admiradas do Agro 2024, comenta que a Agência Embrapa de Notícias é recebida com muita atenção pela equipe. “Sabemos que é a fonte primária da matéria, uma vez que a informação não passou pelo filtro de um jornal”, enfatiza.

Nas categorias destinadas aos veículos, os prêmios foram para a Agência Embrapa (Agência de Notícias), CBN Agro (Áudio), Climatempo (Canal Digital), Canal Rural (Site), Globo Rural (Programa de TV Geral), Valor Econômico (Veículo Impresso), Rural News (Programa de TV Especializado) e Globo Rural (Periódico Especializado).

Lista de concorrentes na categoria Agência de Notícias para o prêmio +Admirados do Agro.

Agência Embrapa de Notícias: ciência semanal em forma de boletim

Profissionais que representaram a Agência Embrapa de Notícias na premiação (da esquerda para direita): Joana Silva (Embrapa Instrumentação), Eliana Lima (Embrapa Meio Ambiente), Fabio Reynol (Sucom), Aline Bastos (Sucom) e Vivian Chies (Embrapa Territorial)

Com dez anos de atuação, a Agência Embrapa de Notícias é fruto da integração de mais de 120 jornalistas, envolvendo todos os 43 centros de pesquisa. O principal resultado desse esforço coletivo é a produção de um boletim semanal enviado a cerca de 10 mil jornalistas cadastrados, contendo três matérias inéditas sobre a pesquisa científica da Embrapa e três matérias de destaque do Portal. Ao longo dessa década, cerca de 500 boletins levaram conhecimento científico à sociedade brasileira.

“Essa premiação é o reconhecimento do maior trabalho coletivo de comunicação da Embrapa e, hoje, a maior vitrine de entregas da Empresa para a sociedade”, destaca Reynol, que é também o supervisor de Imprensa e Conteúdo da Sucom. 

É um serviço oferecido gratuitamente a empresas, profissionais de comunicação, jornalistas, articulistas, formadores de opinião e seus multiplicadores (blogueiros, youtubers, etc).

Desde 2016, como estratégia para reforçar o relacionamento com o público estrangeiro, parte do conteúdo é traduzido para o inglês e está disponível na versão internacional do Portal Embrapa. A seleção do material é feita seguindo o critério de qualidade e de relevância para o público do exterior. Mensalmente, um boletim de pautas em inglês é enviado para o público internacional cadastrado.

  • Para receber o boletim de notícias da Agência Embrapa, clique aqui
Saiba mais sobre o prêmioA Jornalistas & Cia é uma newsletter semanal lançada em 1995, que circula às quartas-feiras, com audiência estimada em 55 mil leitores. É um dos produtos da Jornalistas Editora, fundada no início dos anos 1990, responsável também pelo Portal dos Jornalistas.O prêmio +Admirados da Imprensa é entregue aos setores de: economia; negócios e finanças; automotivo; agronegócio; saúde, ciência e bem-estar e jornalistas negras e negros da imprensa brasileira. Mais informações estão disponíveis aqui.

Fonte: Embrapa notícias

Comentários