Embrapa Pecuária Sul apresenta soluções tecnológicas na 47ª Expointer

A Embrapa Pecuária Sul apresenta novas tecnologias para o setor agropecuário na Expointer 2024, uma das principais feiras do setor no país, que será realizada entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, em Esteio (RS). Durante a feira, o centro de pesquisa de Bagé também participa de eventos técnicos, assinaturas de convênios, palestras, além de mostrar soluções para a pecuária no estande da Embrapa, localizado no Pavilhão Internacional.

Uma das novidades será o lançamento do Intergen Genômico, uma nova versão do software de avaliação genética de bovinos de corte, que já está à disposição desde 2008. A ferramenta foi atualizada, com a introdução de módulos para processamento de dados genômicos e inclusão de um número ilimitado de animais na avaliação genética. O sistema que antes atendia principalmente o programa de melhoramento genético PampaPlus, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), também passa a assistir também outros dois programas: o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) e o Brangus+, da Associação Brasileira de Brangus.

Outra novidade é a CarbonGado, uma calculadora que auxilia na estimativa e mitigação da emissão de gases de efeito estufa do rebanho bovino de corte. O desenvolvimento do app web foi realizado pela Embrapa, a partir de um algoritmo elaborado em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para sistemas pecuários de ciclo completo (mais detalhes sobre a calculadora serão divulgados próximo ao lançamento).

Também será feita a assinatura de um protocolo de intenções com a Fetag/RS e com os sindicatos dos trabalhadores rurais de Pinheiro Machado e Caçapava do Sul para desenvolvimento do Projeto Qualigen. O projeto-piloto do Qualigen, iniciativa que integra a Rede de Pecuária de Corte Familiar Agroecológica do RS, será desenvolvido inicialmente nos dois municípios e tem como objetivo disponibilizar, aos produtores familiares, material genético de touros de raças taurinas com genética superior, destaques em programas de avaliação e provas de desempenho (Prova de Avaliação a Campo – PAC e Prova de Eficiência Alimentar – PEA) conduzidas pela Embrapa Pecuária Sul, em parceria com as associações das raças Angus, Charolês, Hereford e Braford.

A Embrapa Pecuária Sul também vai lançar publicações durante a Expointer. Uma delas é o documento “Análise das emissões de metano entérico do rebanho de bovinos de corte no Rio Grande do Sul”, que será lançado no dia 29, pela manhã, no auditório do governo do estado. O documento analisa como foram realizadas as estimativas de emissões de metano entérico pelo rebanho bovino no estado nos últimos anos e propõe a modificação da metodologia de avaliação usada, de forma a qualificar as informações e aproximar os números da realidade. Já no dia 25 acontece o lançamento do Sumário Brangus+, que faz parte do programa oficial de avaliação genética aprimorada pela genômica da Associação Brasileira de Brangus (ABB) e chega à sua segunda edição na 47ª Expointer. No dia 28 será lançado o Sumário PampaPlus em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), que busca auxiliar na seleção de animais superiores e trazer maior retorno econômico e qualidade ao produto final aos produtores. Todas as publicações também serão lançadas na cerimônia oficial de lançamentos da Embrapa.

Pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul participam de diferentes eventos técnicos proferindo palestras. No dia 27, às 16h, o pesquisador Vinicius Lampert será um dos convidados do Workshop Carne Angus, pecuária gaúcha, presente e futuro. Lampert também fará uma palestra sobre o CarbonGado, no dia 28, na Arena Agro, às 12h. Ainda no dia 28, às 16h, a pesquisadora Vivian Timpani vai apresentar o projeto Qualigen, também na Arena Agro. No mesmo espaço, no dia 30, às 10h30, o pesquisador Daniel Montardo vai falar sobre o uso da cultivar de capim-sudão BRS Estribo na recuperação dos solos degradados.

Já a pesquisadora Cristina Genro participa de painel com a Secretaria de Agricultura do RS, intitulado “Sustentabilidade da pecuária no RS: Protocolos carne baixo carbono, carne carbono neutro e carbono nativo”, em conjunto com o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Roberto Giolo, na quarta-feira, dia 28, às 13h, na Arena do Estande do Governo do RS. Cristina também vai falar, no mesmo espaço, dia 29, às 10h, sobre os projetos de pesquisa sobre avaliação da emissão e balanço de gases de efeito estufa nos campos e nas florestas do RS. E o pesquisador Danilo Sant’Anna participa do Talk Agro, dia 29, às 10h, no Senar, proferindo a palestra “A pecuária como estratégia para sistemas sustentáveis”.

No estande, localizado no Pavilhão Internacional, a Embrapa Pecuária Sul destaca soluções tecnológicas já disponibilizadas para o setor primário. Entre elas estão as cultivares de leguminosas forrageiras desenvolvidas em parceria com Sulpasto e UFRGS, como o trevo-vermelho URS BRS Mesclador, o cornichão URS BRS Posteiro, o trevo-vesiculoso BRS Piquete. Também será destacada a cultivar de capim-sudão BRS Estribo, gramínea anual de verão, tem como uma das principais vantagens o ciclo longo e a alta produção de forragem, além da flexibilidade de manejo e aptidão aos consórcios com outras forrageiras. A tecnologia Pasto sobre Pasto, que consiste no manejo de mais de uma espécie forrageira na mesma área, com ciclos e características complementares de produção, mantendo alimentação para os animais durante todo o ano, também será um dos destaques.

Outra tecnologia que será apresentada é o Método Integrado de Recuperação de Pastagens (Mirapasto), recomendada pela Embrapa como forma de controlar o avanço das infestações do capim-annoni e outras plantas indesejáveis em pastagens. Também estarão disponíveis informações sobre as provas de desempenho que a Embrapa Pecuária Sul realiza em parceria com as associações de raças de bovinos de corte. No centro de pesquisa são realizadas três tipos de prova: a Prova de Avaliação a Campo – PAC, a Prova de Eficiência Alimentar – PEA e a Prova de Emissão de Gases – PEG.

Saiba mais sobre a participação da Embrapa na Expointer em www.embrapa/expointer

Fonte: Embrapa Pecuária Sul

Comentários