Brasil avança na padronização de análises de carbono do solo

Apresentação do trabalho por Ruan Carnier

Resultados da primeira rodada do Ensaio de Proficiência em Carbono do Solo promovido pela Embrapa Meio Ambiente foram apresentados em conferência internacional

11º International Carbon Dioxide Conference, realizada em Manaus de 29 de julho a 2 de agosto, foi organizada pelo Inpe, Impa, Nasa, Selper, Noaa e LBA, com o objetivo de discutir pesquisas e desafios relacionados ao ciclo global do carbono no Sistema Terrestre. O evento contou com a presença de renomados cientistas especializados em mudanças climáticas, como Luciana Gatti e Carlos Nobre.

Entre as pesquisas destacadas, o estudo “Proficiency test in total soil carbon: collaborative network and adequacy of results” foi apresentado pelo colaborador Ruan Carnier. O trabalho, desenvolvido por Cristiano Andrade, Alfredo Luiz, Juliana Marcatto, Marcelo Saldanha e Viviane Bettanin, todos da Embrapa Meio Ambiente, divulgou os resultados do primeiro ano do Ensaio de Proficiência em Carbono do Solo (EPCS), realizado no final de 2023 em parceria com a Bayer Crop Science.

Este ensaio pioneiro no Brasil visa harmonizar os resultados das análises de carbono total entre laboratórios, atendendo às crescentes demandas por projetos de carbono no país. O EPCS revelou que 82% dos laboratórios participantes foram considerados proficientes na análise de carbono total do solo.

O segundo ano do EPCS teve início com o envio de amostras no final de julho de 2024 para 28 participantes de todas as regiões do Brasil.

Fonte: Embrapa Meio Ambiente

Comentários