bovinos-na-pastagem

A força que vem do capim: como a forrageira sustenta a pecuária brasileira

Confira o segundo episódio da série do Giro do Boi “Seu Dinheiro é Capim” apresentado pela a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello, professora da Universidade Federal de São João Del Rey, de Minas Gerais

O capim é o grande motor que sustenta a produção pecuária brasileira. Este foi o tema do 3º episódio da série “Seu Dinheiro é Capim” no Giro do Boi desta sexta-feira, 24. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Quem deu detalhes sobre as potencialidades das plantas forrageiras no País foi a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello.

Ela é professora da Universidade Federal de São João Del Rey, de Minas Gerais, e uma das grandes especialistas na área de pastagens no País.

O capim que sustenta milhões de bovinos

bovinos-no-pasto
Bovinos em área pasto. Foto: Wenderson Araujo/CNA

A recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o rebanho de bovinos foi recorde em 2021.

O número foi de 224,6 milhões de bovinos contabilizados pelo órgão oficial de estatísticas do País.

É por causa das plantas forrageiras que o Brasil mantém crescente esse número de animais.

“Mais de 90% dos animais são criados exclusivamente a pasto. Adicionando os demais bovinos, podemos dizer que em algum momento eles passaram pelo pasto”, diz Martuscello.

No final das contas, chega-se à conclusão de que 95% dos bovinos no País estão sendo criados sob pastejo. E que a carne bovina veio do capim.

O capim é a solução para as emissões da pecuária

trator
Trator em operação de formação de área de pastagem. Foto: Divulgação

Outro ponto positivo discutido pela pesquisadora é o uso do capim como uma importante solução para diminuir as emissões de metano da pecuária.

“Quando as pastagens são bem manejadas, elas passam a sequestrar mais CO2. Esse é mais um motivo para que a gente se preocupe em manter os nossos pastos sempre bem manejados”, diz a pesquisadora.

Especial “Seu Dinheiro é Capim”

O nome da série leva o nome do livro que Martuscello escreveu juntamente com o pesquisador Manoel Eduardo Rozalino Santos. Ele é doutor em Zootecnia e professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.

Serão um total de 12 episódios da série “Seu dinheiro é capim” e vão ao ar todas as sextas-feiras.

Entre os temas serão abordados o tipo ideal de capim para a sua região e o manejo, as formas de utilização dos pastos, a diferença entre custo, preço e o valor do capim, além de sua implantação e manutenção.

Acompanhe o Giro do Boi e confira os demais episódios. Se interessou pela publicação dos pesquisadores? Clique aqui e saiba como adquirir o livro.

Fonte: Giro do Boi

Comentários