Pastagem de ponta a ponta, esse é o ponto central do Curso de Pastagens oferecido pela Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande-MS, com apoio da Unipasto e Canal do Boi. Em formato presencial, o treinamento acontecerá entre os dias 26 e 28 de setembro e restam poucas vagas.
“A demanda é contínua por informações e lideramos dois robustos programas de melhoramento genético – brachiaria e panicum. Há expertise para tratar os mais variados temas, de estabelecimento de pastagem a aspectos econômicos”, afirma Rodrigo Amorim Barbosa, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte.
O pesquisador em manejo de pastagens também comenta que além de equipe capacitada, há tecnologia disponível para, a partir de um manejo adequado, não abrir novas áreas para a atividade pecuária, recuperar aquelas em algum estágio de degradação e manter as áreas, atualmente, saudáveis.
Nas 22 horas de curso, haverá espaço para o preparo e manutenção da área, com abordagens a respeito do solo, formação do pasto, degradação do mesmo e alternativas de recuperação. Estratégias e controle de pragas, doenças e plantas daninhas, assim como qualidade da semente estão na fase 1 da programação.
Na fase 2, técnicos e produtores rurais, seguirão da semeadura até o primeiro pastejo, com o posicionamento de cultivares forrageiras, a calculadora de sementes e o manejo do primeiro pastejo. Já na última fase do treinamento, a 3, a utilização da pastagem será o mote da capacitação, com o uso estratégico de pastagens, os suplementos, as cultivares sob pastejo e o retorno econômico.
Melhorista, Sanzio Barrios, reforça que a pecuária brasileira é feita a pasto, colocando o componente forrageiro em outro patamar em todo o sistema, principalmente, para a redução de custos, assunto a ser tratado no dia 28. “O planejamento de forma correta traz retorno positivo para o bolso do pecuarista”, frisa.
O curso acontecerá no auditório Nelore da Embrapa, localizado na avenida Rádio Maio, 830, Zona Rural. As vagas são limitadas e destinada a produtores rurais e técnicos. Inscrições e mais informações no site do evento.
Fonte: Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS) – Embrapa Gado de Corte
Foto: DMAguiar
Comentários