BRS 1064IPRO: alto índice de produtividade da nova cultivar de soja é destaque da Expo Cocari 2024

Atenta às últimas novidades do mercado de sementes de soja, a cooperativa Cocari está multiplicando sementes da cultivar de soja BRS 1064IPRO, desenvolvida pela Embrapa, em parceria com a Fundação Meridional. A novidade, que já é comercializada nas unidades da cooperativa, terá os resultados apresentados ao público na Expo Cocari 2024, que acontece de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, em Mandaguari (PR). No dia 31 de janeiro, o chefe de Administração da Embrapa Soja, Adilson de Oliveira Jr, fará a entrega simbólica das sementes da BRS 1064IPRO para a Cocari. “O lançamento regional desta cultivar na ExpoCocari marca, de forma decisiva, a parceria entre Embrapa e Cocari, que vem multiplicando nosso material genético e comercializando junto a seus cooperados”, afirma Oliveira Jr. “A Embrapa tem o compromisso de gerar cultivares produtivas, com boa sanidade e adaptadas para os diferentes desafios do campo, mas precisamos de parceiros, como a Cocari, para que as tecnologias cheguem até os produtores”, enfatiza. 

A cultivar se destaca pelo excelente potencial produtivo, sanidade, além das características da tecnologia Intacta RR2PRO, associando o controle de plantas daninhas e a resistência a algumas lagartas. Como afirma o gerente de Negócios Sementes da Cocari, Gilberto Hideki Tateyama, a BRS 1064IPRO apresentou excelentes resultados na safra 2022/23, o que aumenta a expectativa de que o bom desempenho se repita na nova safra e volte a se destacar nas regiões de menor altitude e de maior temperatura. “A principal vantagem é o ciclo que nos dá capilaridade para atuar em uma extensa área geográfica, desde o Paraná até o Mato Grosso do Sul. Hoje estamos fazendo ações de desenvolvimento de mercado em São Paulo, Minas Gerais e Goiás”, aponta. Ele salienta outros pontos que merecem destaque na cultivar, como a tolerância a nematoide de galhas, a resistência ao acamamento, além de ser um material de genética que carrega o diferencial da Embrapa.

Visite a Expo Cocari
A cultivar estará em demonstração do Centro Tecnológico da Cocari (CTC), durante a Expo Cocari, de 31 de janeiro a 02 de fevereiro. “A Expo Cocari será uma excelente oportunidade para análise e tomada de decisão para o produtor sobre o desenvolvimento da cultivar e as vantagens que poderão ser observadas a campo nas lavouras experimentais”, observa o a supervisor técnico do CTC, Cleonei Alievi.  

Na visão dele, essa parceria da Cocari com a Embrapa no lançamento de novas tecnologias reforça as ações da cooperativa visando aumento de produtividade e rentabilidade das lavouras dos cooperados. “Com certeza a Expo Cocari é uma oportunidade única para o cooperado estar à frente do que há de novo no mercado de tecnologias”, enfatiza.


Destaques da BRS 1064IPRO
O grande diferencial dessa cultivar é o excelente desempenho produtivo, com alta estabilidade e boa adaptação. “Essa cultivar apresentou ganho produtivo 6,8% acima da média de duas testemunhas de amplo cultivo na mesma região de indicação”, destaca o agente de transferência de tecnologias, Rogério Borges, da Embrapa Soja.


Indicada para o Paraná (Oeste e Norte), Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Goiás, especialmente em localidades mais quentes, abaixo de 600 m, possui Grupo de Maturidade 6.4. A BRS 1064IPRO apresenta ampla janela de semeadura mostrando bom desempenho também na abertura de plantio, o que é um atrativo para produtores interessados no cultivo do milho safrinha. Essa cultivar apresenta ainda resistência ao acamamento e às principais doenças da soja, principalmente resistência à podridão radicular de fitóftora. Outro destaque que torna a BRS 1064IPRO bastante promissora é sua resistência aos nematoides de galha (M. javanica) e de Cisto (raça 3), problemas bastante recorrentes nas regiões para as quais ela está sendo indicada. 

Mais informações sobre BRS 1064: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/11003/soja-brs-1064ipro

Fonte: Embrapa Soja

Comentários