Ao redor de 800 corredores participaram da primeira Corrida do Agro MS.
Pela primeira vez, a Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande-MS, sedia uma prova de corrida. Promovida pela Associação Sul-Mato-grossense de Produtores de Novilho Precoce, a Corrida do Agro MS – edição 50 anos da Embrapa Gado de Corte aconteceu neste domingo (24) e teve o cenário do Centro de Pesquisa, com seus campos e experimentos, como elemento adicional da competição. A modalidade, inédita na cidade, celebra a união do setor com a Ciência e a tecnologia.
Entre atletas amadores e profissionais, entre curiosos e simpatizantes, estava o bicampeão paralímpico brasileiro, Yeltsin Jacques. De Campo Grande, o esportista conhecia a Unidade de nome e algumas pesquisas desenvolvidas pela Empresa, “afinal é a principal fonte de pesquisa para o agro do Brasil”, porém não conhecia a fazenda. Já a pista de terra é sua casa, pois seu treinamento é baseado em percursos de terra, sendo também seu favorito. “Correr assim evita impactos, previne lesões e proporciona um bom condicionamento físico, conservando a musculatura e no meio do campo, melhor ainda”, destaca.
Na outra ponta, estava Gabriel Cardoso em sua primeira prova, e, logo rural. “Foi a primeira oportunidade de correr que vi e resolvi investir. Ouvia falar da Embrapa, mas estar aqui dentro é outra experiência”, comenta o jovem em sua estreia de cinco quilômetros. Cardoso estava acompanhado do amigo Adriano Biazoto, entusiasta da prática esportista, que trabalha em uma empresa do setor agropecuário e apesar de visitar a Embrapa Gado de Corte, eventualmente, nunca passou pelos campos experimentais.
O trajeto foi desenhado e definido em comum acordo entre a Novilho Precoce, a Embrapa e a Bolt Realizações. O resultado final considerou as questões logísticas da competição, as características de uma corrida cross country e alguns fatores importantes para a pesquisa, como o bem-estar dos animais e a confidencialidade e a propriedade intelectual de determinados estudos.
Os competidores passaram por um dos experimentos de manejo de pastagem mais antigos do País, com a cultivar Marandu, e que é cuidadosamente conduzido pelo pesquisador Manuel Macedo há mais de 35 anos. Também conheceram a área de multiplicação de sementes forrageiras tropicais e os sistemas integração de produção, com uma parada na base do Protocolo Carne Carbono Neutro (CCN), marca-conceito desenvolvida pela Embrapa em 2015.
Em seus dez quilômetros, Caroline de Souza, é adepta de corridas cross pelo “contato intenso com a natureza” e essa não foi a sua primeira do ano. Entretanto, correr em sua cidade, em um ambiente local como a Embrapa, de olho no que ela faz, é “certamente uma experiência diferente”, revela a atleta.
Essa foi a intenção dos organizadores, aproximar o agro e as realizações da pesquisa científica da comunidade, mostrando um pouco mais da cadeia produtiva, como afirmam Antonio Rosa (à esq. com microfone), chefe-geral da Embrapa Gado de Corte; e Rafael Gratão, presidente da Novilho Precoce.
Para o empregado aposentado da estatal, Zivaldo Almeida, voltar à instituição como um lazer e ter essa experiência é colocar um novo olhar, uma nova forma de enxergar o todo. “E unir duas coisas que sou apaixonada, corrida e agro, reforça a importância da iniciativa para a população urbana de Mato Grosso do Sul”, ratifica Monica Riedel, primeira-dama do Estado e corredora amadora.
Além de Zivaldo Almeida, funcionários de diversos setores da Empresa e de outras localidades (Paraná, Tocantins e São Paulo) participaram da corrida em uma das três categorias: 10km, 5km e 2km (caminhada).
Empregados da Embrapa que encararam a competição.
Vencedores e classificação
Na prova de 10K Masculino, o vencedor foi Maurinaldo dos Santos; em segundo lugar, o para-atleta Yeltsin Jacques, seguido por Agnaldo Moura de Menezes. Valdeni Moreira garantiu a quarta posição e Liniker Gomes a quinta.
No 10K Feminino, a campeã foi Adriely Oliveira, seguida por Eliane da Rocha e Rosinha Conceição. Noemi de Carvalho Silva terminou na quarta posição e Bruna Ianhez fechou o pódio.
Na prova de 5K Masculino, o campeão foi Alan Ferreira, com Jackson Brum em segundo lugar e João Augusto Neves em terceiro. Já no 5K Feminino, Andreia Rocha foi a vencedora, a seguir Jéssica Prado e Patrícia Alves.
Fonte: Embrapa Gado de Corte
Comentários