CTZL da Embrapa Cerrados é homenageado na ExpoGenética, em Uberaba

Giovana Maciel, Sebastião Pedro (Embrapa Cerrados), Marcelo Toledo (ACZP), Carlos Frederico Martins e Sebastião Godoy (Embrapa Cerrados) na solenidade de entrega do Mérito Expogenética

O Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Embrapa Cerrados recebeu o Mérito ExpoGenética (categoria Criador), homenagem da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em reconhecimento à contribuição e ao trabalho em prol das raças zebuínas. O chefe-geral Sebastião Pedro representou a Unidade na solenidade de entrega do troféu e do certificado, realizada na manhã de 22 de agosto, durante a 17ª ExpoGenética, evento promovido pela ABCZ em Uberaba (MG).

“É o reconhecimento, pela maior entidade do zebu no Brasil, do trabalho realizado pelo CTZL nos últimos anos em prol das raças zebuínas leiteiras, que têm condição de produzir leite a pasto de forma sustentável. A homenagem nos dá mais forças para ampliarmos as parcerias e continuarmos a desenvolver do trabalho com a genética dessas raças com biotécnicas reprodutivas e com a melhoria do meio ambiente”, comentou Sebastião Pedro, que esteve acompanhado pelo supervisor do CTZL, Sebastião Godoy, e pelos pesquisadores Carlos Frederico Martins, Isabel Cristina Ferreira e Giovana Maciel.

Localizado no Recanto das Emas (DF), o CTZL é um dos Arranjos Promotores de Inovação (API) da Embrapa Cerrados e está voltado à pesquisa e inovação tecnológica para a pecuária leiteira tropical. Mantém rebanhos de seleção genética das raças Gir, Sindi e Guzerá para estudos em melhoramento genético e produção de leite a pasto. Conta com um laboratório de reprodução assistida onde são desenvolvidas pesquisas para o aprimoramento de biotécnicas reprodutivas como fertilização in vitro (FIV), transferência nuclear (clonagem) e criopreservação de embriões e sêmen, que contribuem para a seleção e o melhoramento genético dos rebanhos.

No centro também são promovidas ações de transferência e validação de tecnologias de sistemas de produção sustentáveis, como Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta para a recuperação de pastagens degradadas e o bem-estar animal. Entre as ações de interação com o setor produtivo, destaca-se a Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro, promovida em parceria com a ABCZ e a Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), avaliação zootécnica que visa identificar, por meio de lactações completas, as melhores matrizes para a produção de leite a pasto e com menor custo.

Além do CTZL, foram homenageados na categoria Criador Adaldio José de Castilho Filho, Alberto Marques da Silva Maia, José Roberto Hofig Ramos e Olímpio Risso de Brito. José Carlos Reis de Magalhães (in memoriam) foi homenageado na categoria Especial e Rogério Pires de Castro na categoria Técnico.

Fonte: Embrapa Cerrados

Comentários