A importância econômica dos carrapatos para a cadeia produtiva de pecuária e para a saúde pública são as motivações para a realização do curso sobre “Controle de Carrapatos em Bovinos no Cerrado”, nos dias 13 e 14 de agosto, na Embrapa em Campo Grande (MS).
Com inscrições abertas, os organizadores esperam levar informações e conhecimento sobre o manejo adequado para que os produtores e técnicos possam ajustar suas práticas de controle.
“Hoje temos informações técnicas para o produtor que aumenta a rentabilidade do sistema de produção de bovinos de corte no Brasil central por meio do controle de carrapatos em bovinos e, desta forma, estamos contribuindo com a cadeia produtiva com novos dados”, afirma o pesquisador da Embrapa, Renato Andreotti, especialista no assunto.
Também responsável pela capacitação, Andreotti relata que a equipe envolvida preparou uma programação que abordará a visão econômica para o controle do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus; a biologia e ecologia do parasita como estratégia; as ferramentas químicas para seu controle e as alternativas; as doenças que envolvem essa praga, como febre maculosa e tristeza parasitária; o cenário em outros países, como Moçambique e México; dentre outros.
Com vagas limitadas e pagas, os participantes ainda conhecerão o Museu do Carrapato, como são desenvolvidos os teste de avaliação de resistência aos acaricidas e receberão um exemplar impresso da obra Carrapatos na cadeia produtiva de bovinos, com editoria técnica de Andreotti, Marcos Valério Garcia e Wilson Werner Koller.
Informações: 67 3042-6383 e www.embrapa.br/gado-de-corte.
Dalízia Montenário de Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa Gado de Corte
Contatos para a imprensa
gado-de-corte.imprensa@embrapa.br
Telefone: +55 67 3368-2144
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
Comentários