Embrapa e Emdagro apresentam inovações em sistemas agropecuários integrados

A Embrapa Semiárido, em parceria com a Emdagro, realizou no dia 14 de agosto um Dia de Campo focado em práticas agropecuárias em sistemas integrados. O evento, realizado no Campo Experimental de Nossa Senhora da Glória, em Gracho Cardoso (SE), reuniu produtores e técnicos do alto sertão sergipano para a troca de conhecimento e apresentação de tecnologias sustentáveis.

O objetivo foi mostrar os trabalhos da Embrapa e Emdagro na integração de leguminosas arbóreas, como a gliricídia, com outras plantas forrageiras em sistemas sustentáveis. O pesquisador Rafael Dantas, da Embrapa Semiárido, destacou a relevância do evento para os produtores, que puderam conhecer práticas desenvolvidas pela Embrapa ao longo de mais de 20 anos.

A programação incluiu visitas a cinco estações temáticas conduzidas por especialistas da Embrapa e Emdagro, com foco em: gliricídia com palma forrageira, gliricídia com plantio direto, forrageiras para o semiárido, banco de proteína e gado Sindi. Cada estação contou com apresentações e momentos para perguntas, favorecendo a troca de experiências.

Dantas ressaltou que o evento permitiu aos produtores conhecer as práticas mais avançadas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), voltadas para aumentar a eficiência no uso de nitrogênio e reduzir os custos de produção. “As técnicas apresentadas são fruto de décadas de pesquisa da Embrapa e são essenciais para melhorar a produção animal no Semiárido”, concluiu.

Fonte: Embrapa Semiárido

Comentários