A Embrapa Pecuária Sul estará presente na 112ª edição da Expofeira de Bagé, que acontece entre os dias 25 e 29 de setembro, apresentando soluções tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento agropecuário. Promovido pela Associação e Sindicato Rural de Bagé, o evento será realizado no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães e durante a feira o centro de pesquisa terá um estande para atendimento ao público e demonstração de tecnologias.
Entre os destaques da Embrapa na feira estão as cultivares de espécies forrageiras adaptadas para a região Sul do país já disponíveis no mercado e que visam aumentar opções para o produtor. Uma delas é a cultivar de capim-sudão BRS Estribo, que há mais de 10 anos está no mercado e vem sendo muito utilizado por produtores de gado de corte e de leite. A Embrapa Pecuária Sul também desenvolveu cultivares de leguminosas como o trevo-branco BRS URS Entrevero, o cornichão BRS Posteiro, o trevo-vesiculoso BRS Piquete e o trevo-vermelho URS BRS Mesclador.
Outra tecnologia que será apresentada é o Pasto sobre Pasto. O conceito consiste em mesclar plantas forrageiras de diferentes espécies e ciclos em uma mesma área, iniciando um novo ciclo de crescimento do pasto sobre outro ciclo, sem remover as diferentes forrageiras em produção. Com essa tecnologia é possível ter maior estabilidade na oferta de forragem ao longo do ano, principalmente nos críticos períodos de transição entre as estações frias e quentes do ano, quando ocorrem os conhecidos vazios forrageiros.
Na feira também serão repassadas informações sobre uma ferramenta de melhoramento genético animal de raças taurinas e sintéticas, as provas de desempenho. Atualmente a Embrapa Pecuária Sul, em parceria com as associações, das raças, realiza três tipos de provas de desempenho: Prova de Avaliação a Campo (PAC), Prova de Eficiência Alimentar (PEA) e Prova de Emissão de Gases (PEG). Outra tecnologia destacada no evento é o Método Integrado de Recuperação de Pastagens (Mirapasto), recomendada pela Embrapa como forma de controlar o avanço das infestações do capim-annoni e outras plantas indesejáveis em pastagens.
Fonte: Embrapa Pecuária Sul
Comentários