Na Expogrande, Ciclo de Palestras tem a participação de especialistas da Embrapa

Parceira antiga da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) estará presente em mais esta edição da Expogrande, que acontece entre os dias 4 e 14 de abril no Parque Laucídio Coelho. Integrantes do Ciclo de Palestras Showpec da feira, os pesquisadores da Embrapa irão discutir temas atuais, que afetam a rotina do produtor rural. 

No auditório da Acrissul, no dia 8, a cadeia produtiva da carne bovina será o assunto principal do Showpec, com a pesquisadora Mariana Aragão abordando o Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA); o pesquisador Guilherme Malafaia, as crises ou oportunidades do ciclo da pecuária; e o planejamento patrimonial e sucessório com o especialista Luiz Paulo Gomes. 

Eficiência, sustentabilidade e competitividade formam o tripé do Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) – bovinos de corte, que tem mais de 20 anos de existência. O novo BPA, tema da palestra de Aragão, busca agora uma abordagem integrada, envolvendo técnicos, pesquisadores e produtores rurais, para saltar das 200 propriedades, atualmente credenciadas para mil, nos próximos anos.

O tripé que sustenta o BPA traz desafios para o ciclo da pecuária. Malafaia trará em sua palestra, reflexões sobre como equilibrar a viabilidade econômica, a responsabilidade ambiental e a justiça social é essencial para garantir a sustentabilidade da produção de carne bovina. 

Bovinos e precocidade

Na terça-feira, dia 9, os bovinos dominam a agenda com um painel sobre a precocidade reprodutiva, a partir do Protocolo Embrapa +Precoce P14. A tecnologia chega para melhorar a eficiência reprodutiva de novilhas Nelore de 14 meses, precoces, sem prejudicar o desempenho produtivo. 

Como a precocidade é um dos mais importantes parâmetros de escolha para melhoria da qualidade da carne e de eficiência de sistemas de produção de bovinos de corte, os pesquisadores, por meio do P14, desejam potencializar os índices produtivos e aumentar a arroba produzida por hectare. 

Um dos responsáveis por elaborar a programação da Empresa no Showpec 2024, o analista Marcelo Pereira, ressalta que o objetivo é atender as demandas mais recentes dos produtores rurais, trazendo questões da atualidade, que possam ajudar o criador nos momentos de crise e oscilações. 

Fonte: Embrapa Gado Corte.

Comentários