Sob a coordenação de Jaqueline Verzignassi (pesquisadora da Embrapa Gado de Corte) e vice-coordenação de Manoel de Souza Maia (Universidade Federal de Pelotas), o V Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras, que ocorrerá em paralelo ao XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), de 10 a 13 de setembro em Foz do Iguaçu (PR), promete ser um grande ponto de encontro entre os congressistas. Esse evento reunirá nomes renomados da área para debater as oportunidades, perspectivas, mercado e regulamentação das sementes forrageiras, temas de grande relevância para o futuro da produção agropecuária no Brasil.
A também coordenadora do Comitê de Sementes de Espécies Forrageiras, Jaqueline Verzignassi, fará a abertura do simpósio, que irá ocorrer no terceiro dia do CBSementes (13/09). Logo em seguida, se inicia o Painel 1 com o tema Mercado e regulação: oportunidades e perspectivas, que será moderado pelo presidente da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Mato Grosso do Sul (Aprossul), Celso Pess Junior. A palestra “Forrageiras nos serviços ambientais: melhoria do sistema produtivo vigente e recuperação de áreas degradadas – remuneração direta e indireta”, ministrada por Marco Antônio Fujihara, diretor da Infrapar Capital Partners, trará sua visão sobre como as forrageiras podem contribuir para a sustentabilidade ambiental e produtiva.
Em seguida, Marcio Portocarrero, diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), apresentará estratégias de valorização pela certificação socioambiental, utilizando o caso do algodão brasileiro como exemplo de sucesso. Glaucy da Conceição Ortiz, gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul, completará o painel com uma explanação sobre a “Integração e fortalecimento da defesa agropecuária na melhoria da qualidade da semente e no combate à concorrência desleal”.
Álvaro Antônio Nunes Viana, sócio-proprietário da AgroSigna – Assessoria e Consultoria em Assuntos Regulatórios, conduzirá uma palestra muito aguardada, sobre “O autocontrole e seus reflexos na regulação do setor de produção de sementes no Brasil”, tema que tem gerado grande interesse em muitas dúvidas entre os produtores.
As discussões do Painel 1 contarão com a participação de quatro especialistas: Izabela Mendes Carvalho, Coordenadora-Geral de Sementes e Mudas do Ministério da Agricultura e Pecuária; Marcos Roveri José, gerente-executivo da Unipasto e coordenador do Comitê de Forrageiras da Abrasem; Rogério Tomithão Beretta, secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul e; Tiago Pilon, gerente de Marketing e Vendas da SICPA América do Sul.
No período da tarde, o Painel 2 focará no “Mercado e avanços no sistema de produção”, moderado pelo pesquisador da Embrapa Cerrados, Allan Kardec Braga Ramos. Este painel começará com uma análise do “Mercado do boi gordo”, seguida pela palestra de Pedro Henrique de Almeida Gonçalves, Analista de Mercado da Scot Consultoria, que trará uma visão atualizada sobre o tema. Esteban Alberto Pizarro, consultor, discutirá os “Obstáculos e oportunidades para melhorar a produção de sementes de forrageiras tropicais”, enquanto Francisco Humberto Dübbern de Souza, da Progreseed Consultoria Sementes para Pastagens, encerrará com o tema “Abordagens genética e agronômica à produção de sementes de gramíneas forrageiras”.
Para enriquecer as discussões do Painel 2, foram convidados Ademilson Marcos Facholi, presidente da Unipasto; Cláudio Machado Lopes, presidente da Sulpasto – Associação Sul-Brasileira para o Fomento de Pesquisa em Forrageiras; Cláudio Takao Karia, pesquisador da Embrapa Cerrados e; Daniel Portella Montardo, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul.
O Painel 3, que tratará de “Avanços industriais e sanitários”, será moderado por Jaqueline Verzignassi. Luciany Favoreto, pesquisadora Visitante da Embrapa Soja, abrirá com uma palestra sobre “Nematóides em sementes de espécies forrageiras: importância e avanços no controle”. O consultor Ademir Calegari falará sobre “Mix forrageiras/plantas de serviço: da ciência à prática” e José Silvio dos Santos, diretor-executivo da Sementes Germisul e Sementes Pasto Brasil, falará sobre o papel da indústria de sementes de forrageiras na qualidade do produto.
Para encerrar o evento, as discussões deste painel incluirão a participação de Álvaro Peixoto, diretor-geral da Barenbrug do Brasil; Ceci Castilho Custódio, professora da Unoeste – Universidade do Oeste Paulista e Enos Ma, diretor-presidente da AG Croppers, garantindo uma troca de ideias rica e diversificada.
Evento – O CBSementes é voltado para pesquisadores, agrônomos, produtores rurais, acadêmicos, representantes de empresas do setor agrícola, formuladores de políticas públicas e interessados na temática da sustentabilidade e inovação no setor de sementes. De iniciativa da ABRATES, o evento conta com o apoio de diversos parceiros e patrocinadores.
Serviço:
Evento: XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes)
Data: 10 a 13 de setembro de 2024
Local: Rafain Palace Hotel & Convention em Foz do Iguaçu (PR).
Inscrições: https://cbsementes.com/
Fonte: Embrapa Gado de Corte
Comentários