Pesquisa agropecuária traz temas inovadores para a programação da Abertura da Colheita do Arroz

Tecnologia do sulco-camalhão será destaque mais uma vez, com relatos de produtividade.

A programação técnica da Embrapa será apresentada na 34ª Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que acontece de 21 a 23 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas, em Capão do Leão, em variados espaços preparados para atender os diversos objetivos dos produtores rurais com perfil diversificado de produção, seja grãos (arroz, soja e milho), forrageiras e sistemas de integração lavoura-pecuária.

A Empresa estará presente com temáticas técnicas que abordarão os aspectos da qualidade do solo e com painéis que contam as experiências dos produtores de sementes de cultivares de arroz e de produtores de sementes e mudas de cultivares de forrageiras, todas com a genética Embrapa, além do relato dos casos dos produtores usuários da tecnologia de uso do sulco-camalhão e do manejo de plantas daninhas em sistemas de produção em terras baixas. Estas palestras vão acontecer no seu estande institucional, localizado dentro do parque de expositores, na avenida principal do evento, na Estação Experimental.

No dia 21, acontece o painel 1, às 10h30, sobre Qualidade do Solo – Base para a produção agrícola, tendo a moderação da pesquisadora Maria Laura Turino Mattos, que irá intermediar as palestras Manejo e qualidade física dos solos em terras baixas, com o pesquisador Adilson Luís Bamberg da Embrapa Clima Temperado, Bases para construção da qualidade do solo, com a pesquisadora Vanderlise Giongo da Embrapa Trigo e Bioanálise: nova técnica para avaliar a ‘saúde’ do solo com a pesquisadora Ieda de Carvalho Mendes da Embrapa Cerrados.

Às 14h, acontece a apresentação dos Avanços no Sistema Sulco-Camalhão em Terras Baixas, com o pesquisador José Maria Barbat Parfitt da Embrapa Clima Temperado e o parceiros Guilherme Cassol da Pipe Br, Henrique Bergmann da Condado Soluções Agrícolas e o produtor Daniel Hoerbe, de Cachoeira do Sul.

Está marcado para o dia 22, às 10h30, a realização do painel 2 com os relatos dos Produtores de Sementes Embrapa – Grãos, tendo como moderador o pesquisador Ariano Magalhães Júnior que articulará a conversa entre Betânia Longaray das Sementes Rancho King, José Mathias Bins Martins das Sementes Cavalhada e Geraldo Condessa Azevedo das Sementes Condessa. Na sequência acontecerá a apresentação de Cultivares de Arroz Irrigado- SCSBRS126 Dueto, numa parceria entre a Embrapa e a Epagri, e também as cultivares BRS Pampa CL e BRS A706 CL, num esforço conjunto entre Embrapa, BASF e produtores de sementes parceiros. Logo após, às 13h30, o pesquisador Paulo Ricardo Fagundes repassará Orientações de manejo para as cultivares Embrapa de arroz irrigado. Na mesma tarde, às 14h30, inicia o painel 3, Manejo de plantas daninhas em sistemas de produção em Terras Baixas coordenado pelo pesquisador André Andres que fará a mediação das falas do professor da UFRGS Aldo Merotto Junior sobre Manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas em produção de grãos com as falas dos pesquisadores Fabiane Pinto Lamego da Embrapa Clima Temperado e Naylor Bastiani Perez da Embrapa Pecuária Sul.

Nesta programação de palestras, ocorre ainda no dia 23, às 10h15 a apresentação do tema Evolução e histórico no melhoramento de plantas forrageiras da Embrapa pelo pesquisador Daniel Montardo da Embrapa Pecuária Sul. Às 11h, acontece o painel 3 dos Produtores de sementes e mudas Embrapa – Forrageiras, sob a condução do engenheiro agrícola Sergio Bender ao acompanhar Felipe Sangalli Dias da Terra Greda Sementes, Claudio Cesar Machado da Sementes Lope/Sulpasto, Pedro Henrique Mastella da Agrosul Sementes/Sulpasto e Marcelo Hollsback da Integração Sementes/Unipasto e ainda contará com uma fala de Waldoir Araújo da Costa sobre o Sistema de plantio de mudas forrageiras. À tarde, às 14h30, o pesquisador Renato Fontanelli da Embrapa Trigo irá mostrar o Portfólio de cultivares Embrapa de cereais de inverno como alternativa para os produtores com perfis diversificados.

Oportunidades de Negócios

No dia 21, às 15h30, a Embrapa estará aberta para uma rodada de oportunidades de negócios em genética vegetal ao apresentar todo o seu portfólio, regulamentos, especificações e condições, tendo à disposição o pesquisador Elbio Cardoso para atendimento dos interessados. A agenda vai acontecer também no espaço do estande institucional da Empresa.

Participação da Embrapa na programação oficial

A Empresa parceira do evento pelo sexto ano consecutivo também faz parte da agenda oficial da 34ª edição da Abertura da Colheita. No dia 21, a Embrapa terá sua representação dentro da Reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz, às 10h. À tarde, às 16h, no espaço novo do evento, a Arena Digital, vai receber a apresentação do SIBRAAR/Embrapa – Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade e sua aplicação na lavoura de arroz, com a presença do pesquisador Alexandre de Castro da Embrapa Clima Temperado.

Já no dia 22, às 11h15, o diretor-executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Pillon, vai falar no Painel – Sustentabilidade na orizicultura e os horizontes do selo ambiental do IRGA, no Auditório Frederico Costa. Nesta mesma data ocorrerá às 17h, o Ato da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Lavoura Breno Prates com a presença do dirigente da Embrapa Clima Temperado, o chefe-geral interino, Waldyr Stumpf Junior e no dia 23, está marcada na agenda, a realização do Seminário Duas Safras, às 9h, no Auditório Frederico Costa, onde participam os pesquisadores Walkyria Buenos Scivittaro que falará sobre a Dinâmica do nitrogênio em Terras Baixas: influência no manejo da adubação de cultivos e André Andres que abordará as Ferramentas para manejo de plantas daninhas em sistemas agrícolas. O pesquisador Giovani Theisen fará a mediação. Todos os pesquisadores são ligados à unidade de pesquisa de Pelotas.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

Comentários