O pesquisador Alexandre Caetano (D) participou como palestrante do congresso internacional
O pesquisador Alexandre Caetano, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, participou como palestrante do International Fish Congress & Fish Expo Brasil, realizado de 24 a 26 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). Caetano apresentou a Plataforma AquaPLUS da Embrapa – soluções genéticas para espécies aquícolas.
O evento reuniu empresários, aquicultores, armadores de pesca, agentes do mercado (varejo e food service), prestadores de serviços, fornecedores, dirigentes, profissionais do setor e formadores de opinião. Ao todo, foram mais de 40 palestras de especialistas nacionais e internacionais, painéis e debates com os principais players do setor.
De acordo com Caetano, a participação na feira teve objetivo de conversar com os produtores que já são clientes da Plataforma e prospectar novos negócios. “Falamos com diversos clientes potenciais e também com entidades como as Secretarias de Pesca e Aquicultura do Ceará, do Espírito Santo e da Bahia”, explicou.
Em sua apresentação, o pesquisador mostrou que os acasalamentos endogâmicos (entre parentes) geram perdas produtivas consideráveis para produtores de espécies aquícolas. “Mostrei de maneira bem didática quais são os problemas, seus impactos, como eles afetam o setor produtivo e como isso dói no bolso do produtor, nas diferentes fases de produção”, comentou o pesquisador.
Ele demonstrou em seguida que a plataforma AquaPLUS, desenvolvida pela Embrapa, oferece ferramentas avançadas, simples, práticas e de baixo custo para análise genética de matrizes de espécies aquícolas, capaz de otimizar sistemas de acasalamento para produção de alevinos para engorda.
“A plataforma AquaPLUS resolve esses problemas básicos e queremos que esse conhecimento chegue onde ele é mais necessário, ou seja, aos produtores das principais espécies de interesse aquícola do país”, afirmou.
Alexandre menciona que a palavra-chave do trabalho da Plataforma é a “customização”. “Temos condições de customizar soluções com base nessas ferramentas para resolver o problema que cada produtor tem seja ele pequeno, médio ou grande. Depois de resolvido o problema, ele pode trabalhar o material genético dele com um objetivo específico, como, por exemplo, aumentar a escala de produção e a produtividade.”
O pesquisador ressaltou que a plataforma AquaPLUS já atende a 50% do mercado da tilápia, o que inclui os grandes produtores do Brasil. “Se você considerar um ganho de produtividade de 5%, estamos falando de R$ 144 milhões de impacto, que é um valor gerado pelo setor em função da nossa tecnologia. E esse valor não fica na mão de uma ou duas pessoas, fica disperso pelos vários elos da cadeia produtiva e gera produtividade, aumento de lucratividade para todos”, assinalou. “Temos condições de ajudar todo mundo a fazer essa caminhada, tecnificar melhor a cadeia produtiva com o nosso trabalho, e, quem sabe, chegar a outras cadeias”, finalizou Caetano.
Além de soluções para a tilápia, a plataforma tambem oferece análises para o camarão vannamei, a truta arco-íris, o tambaqui e o pirarucu e em breve terá solucoes para o pacu, a piraptinga, o pangassius e o camarão gigante da Malásia.
Comentários