e de carbono no solo por hectare/ano, controle dos nematoides, aumento da supressão de pragas e redução de herbicidas.
Plantar cana em cima de cana sem preparo não é novidade. O Plantio direto ficou muito alicerçado em uso de glifosato. É mais um plantio sem preparo do que um sistema integrado de produção. Isso vale para os 45 milhões de hectares de soja plantados no Brasil. É frágil.
O que define o sucesso do plantio de soja em palha de cana é saber cultivar com inserção alta de resíduo de herbicida, uso de cultivares resistentes a Pratylenchus, como a cultivar de soja BRS 573 (da Embrapa), é importante fazer a co-inoculação, e utilizar cultivares com sistema radicular mais profundo para conseguir semeadura adequada.
Pesquisas de amendoim sobre palhada, entre 2014 e 2019, foram realizadas oito experimentos. Em ensaio de 2019, em uma área de 25 ha, foram 95 sacas a mais onde deixou o amendoim plantado na palha. Na cana planta, não viram houve aumento nem diminuição na produtividade.
Se a usina optar por adubos verdes, a Crotalaria juncea também pode ser semeada de forma direta. “Responde em produtividade de biomassa e depois entrega maior produtividade em cana. Em um ensaio realizado entre 2005 e 2009 em uma usina, houve ganho de 18 toneladas de cana planta por hectare”, relatou Bolonheze.
Mais palestras
Carolina Ruv Lemes Gonçalves Mendes, coordenadora técnica da UnionAgro, falou sobre “Nutrientes estruturais para cana-de-açúcar”; o tema “Inovações CTC: do manejo à variedade” foi ministrado por Luis Fernando Santos Junior, desenvolvedor técnico de mercado, região oeste SP e MS, do CTC. A palestra “Inovação no manejo de Sphenophorus levis” foi de responsabilidade de Ivandro Manteufel, representante técnico de vendas especialista em cana-de-açúcar da Bayer; o tema “Plantio de composto organomineral e bioinsumos” foi ministrado por Paulo Inácio, coordenador de plantio da Atvos. Por último, Flavio Hiroshi Kaneko, professor adjunto da UFTM (Campus de Iturama), falou sobre Sistema de produção soja/cana-de-açúcar no Brasil.
Patrocínios
O 9º Ciclo CanaMS conta com o patrocínio das empresas Agro-X Vida e Energia; Euroforte Agrociências; Kracht Brasil, Agricultura de Alta Performance; e Union Agro; da Bayer; Biotrop, Soluções Biológicas para a Agricultura e Pecuária; Polli Fertilizantes; e ainda de Florindo Agro; HInove Fertilizantes; Microgeo, Biotecnologia Agrícola; e Nitro.
Fonte: Embrapa Agropecuária Oeste
Comentários