Repronutri abre 6ª edição com panorama sobre a pecuária de corte brasileira

Campo Grande sedia a 6ª edição do Simpósio Repronutri – reprodução, produção e nutrição de bovinos, entre os dias 11 e 13 de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Realizado pela Embrapa e parceiros, o encontro trará especialistas do País em pecuária de corte, produção sustentável e intensiva, melhoramento genético e eficiência reprodutiva para discutir as mais recentes tecnologias voltadas a essas áreas, juntamente com produtores rurais, criadores, técnicos, pesquisadores e acadêmicos.

O dia 11 é um pré-evento destinado ao minicurso “Manejo reprodutivo”, com vagas limitadas. As pesquisadoras Alessandra Nicacio (Embrapa Gado de Corte), Juliana Corrêa (Embrapa Pantanal), Fabiana Sterza (UEMS) e Eliana Costa e Silva (UFMS) juntam-se aos especialistas Wagner Garcia (Uniderp), Heitor Romero Jr. (UCDB), Ailson da Silva (Gênesis Consultoria) e Márcio Silva (Melhore Animal Consultoria) para falar sobre estação de monta, fertilidade, inseminação artificial, biotécnicas reprodutivas e gestão rural.

Na terça-feira (12), Thiago Bernardino (Cepea/Esalq-USP), Jaime Verruck (Governo de MS) e Roberto Giolo (Embrapa) estão no painel de abertura apresentando um panorama da pecuária de corte brasileira. Desafios e vantagens, políticas públicas e sistemas sustentáveis estão em discussão, pela manhã. No período vespertino, pecuária lucrativa, estratégias intensivas, cultivares de pastagens serão abordadas por Welton Cabral (Gesta up), Joanis Zervoudaki (UFMT) e Rodrigo Amorim (Embrapa).

O último dia do evento (13) será marcado pela precocidade sexual, pelos impactos econômicos na pecuária comercial e pela seleção genética com os especialistas Leonardo Nieto (Geneplus Consultoria), Gilberto Menezes (Embrapa), Fabio Frigoni (DeltaGen), Jorge Severo (GenSys), Argeu Silveira (ANCP), Fernando Rey (Unesp-Jaboticabal/SP), Tamires Neto e José Ferraz (USP-Pirassununga/SP).

A programação se encerra com a eficiência reprodutiva levada por Mateus Giombelli (UFLA/MG), Luiz Carlos Ferreira (Cia Assessoria), Fernando Galvani (VetPlus). Os palestrantes vão debater sobre a gestão nutricional de vacas de cria, o manejo para alta eficiência na inseminação artificial por tempo fixo (IATF) e a importância da seleção e manejo de touros.

Para a pesquisadora Juliana Corrêa, uma das responsáveis por essa edição do evento, a parceria com o Governo de MS, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) fez a diferença para a realização do Repronutri 2023. Além disso, a demanda por melhoramento genético fez a organização do Simpósio inserir um módulo sobre o assunto com espaços para debates e a participação ativa de quatro programas de melhoramento.

Cases de sucesso

Apesar de os temas serem atuais, o reforço de sua relevância será de forma prática, conforme afirmam os organizadores, por meio de algumas histórias de sucesso. O pecuarista Alexandre Scaff apresentará como a pecuária sustentável é levada a sério na fazenda Boa Esperança, localizada no município de Anastácio (MS). Edson Crochiquia Filho, por sua parte, trará a experiência da fazenda Cifrão, em Pedra Preta (MT), quando se trata de eficiência na fase de cria.

Apresentação de nova tecnologia

Durante o Repronutri deste ano, a Embrapa apresentará ao setor produtivo o protocolo Embrapa +Precoce P14 para melhorar a eficiência reprodutiva de novilhas Nelore de 14 meses, precoces, sem prejudicar o desempenho produtivo. O processo produtivo foi desenvolvido pelas Unidades Gado de Corte e Pantanal e a equipe técnico-científica envolvida estará presente nessa apresentação oficial, assim como o pecuarista Nilo Nantes, da fazenda Santo Antônio em Rio Negro (MS), uma das unidades experimentais do novo protocolo.

Sobre o Repronutri

O evento é um fórum de discussão, bianual, voltado às temáticas de reprodução, genética, produção e nutrição animal. A última edição presencial foi em 2019 e contou com mais de mil participantes. Em sua sexta edição, o evento é realizado pela Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Uniderp, FertPlan, InovaGen Consultoria Veterinária, CIA Assessoria Agrícola e Pecuária, Melhore Animal Consultoria, Gênesis e Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam).

Mais informações: repronutri.com.br

Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa

Contatos para a imprensa
gado-de-corte.imprensa@embrapa.br
Telefone: +55 67 3368-2144

Comentários