Solo e mudanças climáticas serão centro de evento, a partir do dia 10, em MS

Com 160 trabalhos inscritos, recorde nos últimos anos, os participantes vão conhecer estudos em diversas áreas de Ciência do Solo.

Na próxima semana, dia 10, especialistas em solo do Brasil se reúnem em Campo Grande-MS para a VIII Reunião Centro Oeste de Ciência do Solo e o V Simpósio de Nutrição de Plantas Cultivadas no Cerrado, que terá como foco a “Ciência do solo na adaptação dos sistemas agrícolas às mudanças climáticas”. Os eventos são uma promoção do Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e vão acontecer no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. 

Com 157 trabalhos inscritos, recorde nos últimos anos, os participantes vão conhecer estudos em diversas áreas de Ciência do Solo. “Teremos a Ciência do Solo e sua associação aos sistemas de produção, práticas de manejo, estratégias de nutrição e de ferramentas como o Zarc – Zoneamento Agrícola de Risco Climático, com inclusão do item ‘manejo’ como diferencial para a soja”, afirma Ademir Fontana, presidente do evento.

Isso se reflete também nos painéis, elaborados com discussões e sugestões recebidas de pesquisadores, professores, técnicos e percepções quanto a temas e questionamentos. No dia 10, o solo será abordado como fator relevante às adaptações das mudanças climáticas pelos cientistas, Letusa Momesso Marques (UFG), Júlio Cesar Salton (Embrapa), Marta Cristina de Filippi (Embrapa), Maurício Roberto Cherubin (Esalq/USP) e Valter Asami (AngloAmerican).

Na quinta-feira, 11, os ajustes das práticas e manejo perante às mudanças climáticas serão o centro dos debates por parte dos especialistas Robélio Leandro Marchão (Embrapa), Leandro Zancanaro (ORIGENS Parcerias Agrícolas), Michely Tomazi (Embrapa), José Renato Farias (Embrapa) e Taciana Seixas (Viter). Assim como a conservação do solo e água como condição para terras produtivas será um assunto a ser abordado por Ismael Meurer (Semadesc), Arthur Carniato Sanches (UFGD), Thiago Trento (Fundação MT), Renato Roscoe (ITV) e Roberto Castro (Syngenta).

Os sistemas agrícolas resilientes e produtivos iniciam a manhã do dia 12 com Alexandra Sanae Maeda (UCDB), Alencar Zanon (UFSM), Carlos Alexandre Crusciol (Unesp/Botucatu), Daniel Debona (UTFPR) e Diego Guterres e Lucas Bernardi (Yara). Já as estratégias nutricionais para uma produção sustentável serão apresentadas pelos pesquisadores Elcio Ferreira dos Santos (IFMS), Milton Ferreira de Moraes (UFMT), Paulo Sérgio Pavinato (ESALQ/USP), Felipe Bertol (Fundação MT) e Josimar Vieira dos Reis (Mosaic Fertilizantes). 

O evento é destinado a profissionais do setor agropecuário, técnicos, produtores rurais, pesquisadores e acadêmicos, com realização da Fundação MT, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Embrapa; e apoio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Anhanguera-Uniderp e Universidade Católica Dom Bosco.

Ainda há vagas disponíveis, com valores diferenciados para sócios da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e descontos para grupos. Informações no link

Acompanhe a entrevista de Ademir Fontana, coordenador do evento, ao programa Mais Pecuária no Canal do Boi (dia 2).

Fonte: Embrapa Gado de Corte

Comentários