UEMS coordena evento sobre Turismo Inclusivo e Acessível no MS

A Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas Para Pessoas Com Deficiência e Pessoa Idosa, em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS),  realizaram o evento “Conversas que transformam o turismo acessível”, em Bonito, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no dia 2 de dezembro de 2024.

Este evento é a primeira ação do projeto Turismo Acessível e Inclusivo no MS idealizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas Para Pessoas Com Deficiência e da Pessoa Idosa que é realizado em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR) e a Universidade Estadual de mato Grosso do Sul. 

No primeiro momento o público ouviu a palestra “TURISMO Inclusivo: Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável em Bonito e Região da Serra da Bodoquena”, que foi ministrada pela Professora Doutora Izabela Cristina Prado de Souza Barbosa Ronda. E depois foi realizada uma escuta ativa com as Professoras do Curso de Turismo de Dourados Dores Cristina Grechi, Maria Cristiane Fernandes da Silva Lunas e Patrícia Cristina Statella Martins bem como com as pesquisadoras que atuam em parceria Izabela Prado  da Secretaria de Educação do Estado e Patrícia Bassinello da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Estiveram presentes representantes do trade turístico bem como  as autoridades  Bruno Wendling – Diretor Presidente na Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul ; Fabiane De Oliveira Macedo representando o Sr. Marcelo Miranda Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura; Telma Nantes de Matos – Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Estado da Cidadania de Mato Grosso do Sul (ela representou a Secretária de Estado de Cidadania Viviane Luiza da Silva ) ; Zirleide Silva Barbosa – Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Secretaria de Estado da Cidadania de Mato Grosso do Sul; Prof. Dr. Walter Guedes da Silva – Pró-Reitor de Ensino da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, neste ato representando o magnífico reitor Laércio Alves de Carvalho e o Prefeito de Bonito  Josmail Rorigues. O Sr. Elias de Oliveira Francisco Diretor de Turismo de Bonito também se fez presente. 

O Dr. Walter Guedes, Pró-reitor de Ensino da UEMS, enfatiza sobre a importância deste evento, vinculado ao projeto Turismo Acessível e Inclusivo, uma parceria da UEMS com a Fundtur, com a Secretaria de Cidadania. “Esta temática é tão importante e tão relevante para a sociedade sul-matogrossense, a solução do Turismo de forma inclusiva, de forma acessível, que na verdade representa a constituição da nossa cidadania. Parabéns a todos os organizadores! Estamos sempre a disposição”, disse o docente.

A Profª. Drª. Patrícia Cristina Statella Martins, do Curso de Turismo da  UEMS/ Dourados, ressalta que o evento do dia 02 marca o início de outras conversas que pretendem de fato transformar o olhar daqueles que trabalham com o turismo para o atendimento da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. “Iniciamos trabalhando as barreiras atitudinais que infelizmente são um dos maiores empecilhos para a pessoa com deficiência. A ideia final foi promover um  olhar acolhedor mas que permita a autonomia,  a segurança  e a inclusão desse público”, disse.  

O Prefeito  de Bonito, Josmail Rodrigues, agradece as parcerias para a realização da ação. “Quero agradecer a parceria da UEMS, do Governo do Estado, da Fundtur, pela primeira roda de conversa sobre acessibilidade no Turismo. Acessibilidade é muito importante, principalmente, para Bonito que é um destino de ecoturismo mundialmente conhecido.  É importante para os empresários, cidadãos, para as pessoas de Bonito ajudar cada vez mais”.

Bruno Wendling Diretor, Presidente  da Fundtur, destaou que esta ação escutou os empresários dos desafios da adaptação para um turismo mais acessível para todos. “A gente começou o dia conversando com os empresários e na parte da tarde a UEMS entrou com a capacitação. Muito feliz de mais uma vez liderar um processo  disruptivo de poder atender cada vez mais pessoas. Afinal este é um direito de cada um e Bonito como um destino de ecoturismo de vanguarda será também será vanguarda na inclusão. Obrigado à UEMS pela parceria de sempre”.

Telma Nantes de Matos, da Subsecretária de Cidadania, ressaltou sobre o impacto do evento. “A ação conversas que transformam realizada pela UEMS, no projeto Turismo acessível, veio trazer mais significado para o nosso projeto que traz a grande do impacto social, econômico e da inclusão das pessoas com deficiência, das pessoas idosas e com dificuldade de locomoção. A sub secretaria de politicas públicas para pessoas com deficiência de cidadania, a Fundação de Turismo, vem transformar esta realidade, proporcionando impacto social e economico grandioso, transformando vidas e inclusão”, disse Telma.

Lorrany Godoy, Analista técnica do Sebrae MS, recepcionou as atividades no  Polo-Sebrae de Ecoturismo. “Em nome do Sebrae MS eu gostaria de agradecer a Secretaria de Turismo, a UEMS, a Secretaria Estadual por estar trazendo esse bate-papo junto ao trade local aqui para dentro do nosso prédio, onde a gente tem também situado o Polo-Sebrae de Ecoturismo. Trazer essa temática de inclusão e acessibilidade para tratar como nosso trade com certeza mantém a nossa região de Bonito e Serra da Bodoquena como referência em turismo no MS”.

 A equipe organizadora agradece ao Sebrae pela cedência do espaço, ao apoio do Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, e da equipe de Cerimonial da UEMS.

Fonte: UEMS

Comentários